Ultimas noticias de copa america

Grande promessa da Bolívia é cortada da Copa América por motivo inusitado

Moisés Paniagua é uma das grandes joias da Bolívia, mas foi impedido de viajar para os Estados Unidos

Com a Copa América 2024 cada dia mais próxima, as seleções fazem seus últimos preparativos visando uma boa campanha nos Estados Unidos. E quem espera surpreender é a Bolívia, que é treinada pelo brasileiro Antônio Carlos Zago.

La Verde convocou 29 jogadores para os amistosos antes da Copa América, cuja lista final poderá contar com no máximo 26 atletas. Além disso, a seleção boliviana também chamou dois jogadores para integrar o elenco.

Um deles é Moisés Paniagua, de apenas 16 anos e que é considerado uma das grandes promessas de La Verde. O meia-atacante vem se destacando pelo Always Ready e estava nos planos de Zago na Bolívia.

Entretanto, Paniagua foi cortado da delegação de La Verde para Copa América 2024 devido a um motivo inusitado: o meia-atacante não conseguiu o visto para entrar nos Estados Unidos.

O motivo é que, como Moisés Paniagua é menor de idade, seus pais precisam realizar trâmites burocráticos para conseguirem a autorização para entrar no país. Só que um deles não pôde concluir as exigências para o visto do meia-atacante:

– A Federação Boliviana de Futebol esclarece que o jogador Moisés Paniagua não fará parte da delegação que disputará os amistosos internacionais e a Copa América porque, por não ser maior de idade e estar ausente do país, um dos pais não pôde completar os procedimentos exigidos para o visto de entrada nos Estados Unidos. A FBF e a comissão técnica lamentam não poder contar com esse talento nacional neste importante torneio -, diz um comunicado oficial da FBF.

Moisés Paniagua fora da Copa América

Nascido em 16 de agosto de 2007, Paniagua surgiu como uma das grandes promessas da Bolívia nas categorias de base. Tanto que, em 2022, fez sua estreia entre os profissionais com apenas 15 anos.

E o cartão de visitas do meia-atacante não poderia ser melhor. Em apenas 22 minutos em campo, Moisés Paniagua marcou o gol da vitória do Always Ready por 1 a 0 sobre o Royal Pari, em casa, pelo Campeonato Boliviano.

Na última temporada, Moisés Paniagua ganhou sequência no time principal e chamou a atenção do mundo ao se destacar no Sul-Americano sub-17, onde atuou em quatro jogos, marcou um gol e concedeu uma assistência por La Verde.

Moisés Paniagua pela Bolívia no Sul-Americano sub-17

  • 4 jogos
  • 1 gol
  • 1 assistência

Promessa da Bolívia é recordista na Libertadores

Já em 2024, o meia-atacante fez história ao se tornar o segundo jogador mais novo a balançar as redes na Copa Libertadores, na goleada do Always Ready sobre o Sporting Cristal por 6 a 1, na Bolívia, pela segunda fase do torneio.

Com 16 anos e 188 dias, Paniagua só fica atrás de Ângelo, que marcou um gol pelo Santos na Libertadores quanto tinha 16 anos e 106 dias.

Moisés Paniagua pelo Always Ready

  • 54 jogos
  • 6 gols
  • 2 assistências

Antônio Carlos Zago convidou o meia-atacante para a preparação visando a Copa América como uma forma dele se ambientar com o elenco profissional de La Verde.

Vale ressaltar que Moisés Paniagua ainda não estreou pela seleção boliviana principal. Mesmo assim, a joia de 16 anos já foi elogiada por Fernando Saucedo, que é um dos mais experientes de La Verde:

– Moisés Paniagua me surpreendeu, ele tem condições surpreendentes, tem excelência no jogo, no um contra um é imparável, suas mudanças de direção são excelentes, espero que se dê muito bem no futebol, tem condições suficientes – disse Saucedo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo