Copa América 2024

Quem é o prodígio elogiado por Messi que ganhou chance de ouro na Copa América?

Antes da divulgação da lista oficial da Argentina para a Copa América, Messi rasgou elogios a um jovem prodígio

Neste sábado (15), a Argentina divulgou sua lista final para a Copa América 2024, que começa na próxima quinta-feira (20). E a lista de Lionel Scaloni reservou uma novidade: Valentín Carboni.

O meia-atacante tem 19 anos e pertence à Internazionale, porém, passou 2023/24 emprestado ao Monza. O que mais chamou a atenção é que, um dia antes da convocação da Albicelestes, Lionel Messi rasgou elogios ao prodígio.

Após a goleada da Argentina sobre a Guatemala por 4 a 1 na última sexta-feira (14), em amistoso realizado nos Estados Unidos, o craque da seleção argentina apadrinhou Carboni:

– Ele tem um grande futuro. Presente e futuro. Devemos aproveitá-lo assim como muitos meninos que vêm com muita força. Desde que chegamos aos Estados Unidos, ele vem treinando conosco… Já o tinha visto no sub-20 (da Argentina), mas ele cresceu muito. É um jogador diferente, muito mais treinado e com uma qualidade bárbara.

Mas, afinal de contas, quem é o meia-atacante prodígio que fez Messi praticamente exigir sua convocação para a Copa América? A Trivela te apresenta Valentín Carboni.

Conheça Valentín Carboni, surpresa da Argentina para a Copa América

Valentín Carboni é filho de um ex-jogador de futebol: Ezequiel Carboni, que fez sua carreia no Lanús, no Red Bull Salzburg e no Catania. Ainda criança, o jovem argentino decidiu que iria seguir os passos do pai.

Ao lado de seu irmão mais velho (Franco Carboni), Valentín ingressou nas academias de base do Lanús, onde ficou por seis anos. Em 2019, o meia-atacante e sua família deixaram a Argentina para morar na Itália.

À época, Ezequiel foi contratado para ser o treinador do Catania. Ali, Valentín Carboni começou a se destacar ao ponto de entrar na mira de vários gigantes europeus, como Liverpool e Juventus.

Contudo, o meia-atacante acabou indo para a Inter de Milão. Com o passar do tempo, Carboni começou a subir de categoria sob olhares de muita confiança. Em março de 2022, ele ganhou sua primeira convocação à Argentina principal.

Pelos Nerazzurri, Valentín Carboni fez sua estreia entre os profissionais disputando as principais competições do futebol europeu: a Serie A e a Champions League. Nas últimas temporadas, também foi lembrado pela Albiceleste.

O meia-atacante jogou a Copa do Mundo sub-20 com a seleção argentina em meados de 2023. Como não tinha sequência no time principal da Internazionale, que também o utilizava no sub-19, Valentín foi emprestado.

Na última temporada, o jovem argentino ganhou mais minutos no futebol de elite com a camisa do Monza. Apesar de sair do banco de reservas na maioria das vezes, o meia-atacante impressionou na Serie A.

Valentín Carboni pelo Monza em 2023/24

  • Jogos: 32, sendo 10 como titular
  • Gols: 2
  • Assistências: 3

Canhoto, Valentín Carboni se destaca pelo excelente controle de bola, além de qualidade na finalização e visão de jogo diferenciada. O meia-atacante tem ótima capacidade no drible e pode ser a surpresa da Copa América 2024.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo