Conmebol reconhece erro em lance capital do duelo entre Brasil e Colômbia
Empate por 1 a 1 na Califórnia coloca equipe brasileira no caminho do Uruguai nas quartas de final

O Brasil voltou a empatar na Copa América, desta vez diante da Colômbia, pelo placar de 1 a 1, pela última rodada do Grupo D da competição.
Raphinha, em bela cobrança de falta, abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, e Muñoz deixou tudo igual nos acréscimos.
Ainda no primeiro tempo, o time brasileiro reclamou um pênalti não marcado em cima de Vinícius Júnior. O lance aconteceu aos 42 minutos da etapa inicial.
Na jogada em questão, o atacante do Brasil é tocado por Muñoz na área e acaba caindo no gramado. O VAR analisou a jogada por mais de dois minutos, e orientou o árbitro Jesús Valenzuela a seguir jogo
Nesta quarta-feira (3), a Conmebol reconheceu o erro da equipe de arbitragem, e do VAR, afirmando que o contato do defensor colombiano sobre Vinicius Junior, foi imprudente e passível de penalidade máxima.
Sendo assim, a entidade considerou como incorreta a orientação do árbitro de vídeo, em manter a primeira decisão de campo, mandando o jogo prosseguir.
No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo – afirmou a Conmebol.
Brasil tem prejuízo enorme após empate contra a Colômbia
Além da exibição abaixo do esperado, o Brasil não terá Vinicius Junior para o duelo diante do Uruguai, pelas quartas de final da Copa América.
O atacante brasileiro, por sorte, levou apenas cartão amarelo após atingir o braço em James Rodríguez, e está fora do confronto decisivo.
O empate contra os colombianos fez o Brasil passar apenas em segundo lugar no Grupo D do torneio e terá pela frente uma das melhores seleções do torneio logo de cara.
O Uruguai venceu os três jogos que fez na primeira fase. Na estreia, bateu o Panamá por 3 a 1, em seguida goleou a Bolívia por 5 a 0, e na última rodada venceu os Estados Unidos, país-sede do torneio, por 1 a 0, eliminando os norte-americanos.
A partida entre Uruguai e Brasil acontece no próximo sábado (6), às 22h (horário de Brasília), no Allegiant Stadium, em Nevada.
O vencedor do confronto encara o Panamá, ou a Colômbia. Portanto, existe a possibilidade do Brasil enfrentar novamente o adversário da fase de grupos, em uma possível semifinal.