Bundesliga

Van de Beek agora vai para a Alemanha tentar recuperar seu futebol, cada vez mais no passado

Após disputar apenas dois jogos pelo Manchester United na temporada, Donny van de Beek será emprestado ao Eintracht Frankfurt

Pouco utilizado no Manchester United, o meio-campista Donny van de Beek estará de casa nova em janeiro. De acordo com o jornalista italiano Frabrizio Romano, especialista no mercado de transferências europeu, o holandês de 26 anos assinou contrato de empréstimo com o Eintracht Frankfurt até o fim da temporada 2023/24 e será anunciado em breve.

Van de Beek, inclusive, esteve na Alemanha na terça-feira (19) para realizar testes médicos no novo clube. A tendência é que ele esteja à disposição do técnico Dino Toppmöller já no dia 1º de janeiro. Até lá, poderá ser utilizado pelo United nas partidas contra Aston Villa, na terça-feira (26), e Nottingham Foest, no próximo sábado (30), mas a possibilidade é remota tendo em vista que apenas figurou no banco de reservas nos últimos seis compromissos dos Red Devils na Premier League.

O contrato de empréstimo do holandês com o Frankfurt ainda possui a opção de compra no valor fixado de €11 milhões, além de outros €4 milhões em metas. O clube alemão, no entanto, não é obrigado a exerce-lá ao fim da temporada. O vínculo de Van de Beek com o Manchester United é válido até o fim de junho de 2025.

Para onde foi o futebol de Van de Beek?

Donny van de Beek foi revelado pelo Ajax e estreou profissionalmente em novembro de 2015, quando tinha 18 anos de idade. Mesmo garoto, já era uma das grandes promessas dos Godenzonen naquela época e recebeu o prêmio do clube de “Talento do Futuro” na temporada 2014/15. Com passagens pelas seleções de base da Holanda, foi vice-campeão da Euro Sub-17 em 2014, sendo titular em todas as cinco partidas.

Logo em sua segunda temporada como jogador profissional do Ajax (a primeira completa, já que havia começado a anterior no time juvenil), o meia participou de 32 partidas. Apesar de ter sido titular em apenas 12 delas, fez parte da equipe com menor média de idade a disputar um jogo da Eredivisie, na vitória por 3 a 1 sobre o Willem II pela 34ª rodada, saiu do banco de reservas na derrota por 2 a 0 para o Manchester United na final da Liga Europa e por um ponto não foi campeão holandês.

Na temporada 2017/2018, se firmou como titular absoluto com 13 gols e seis assistências em 39 participações. Seu cartão de visitas, no entanto, foi apresentado para o mundo na temporada seguinte. Foram 17 bolas na rede e 13 passes para gol em 57 jogos, além de ter conquistado a Eredivisie, a Copa dos Países Baixos e ter sido um dos destaques na campanha semifinalista do Ajax na Champions League.

Por mais que os grandes nomes daquela equipe fossem Hakim Ziyech, Dusan Tadic, Frenkie de Jong e Matthijs de Ligt, Van de Beek também atraiu holofotes com suas chegadas perigosas ao ataque. O meia marcou gols nas quartas e semifinais contra Juventus e Tottenham, respectivamente, e brilhou diante do então atual campeão Real Madrid, nas oitavas.

Naquela época, Van de Beek era o jogador mais avançado de um trio de meio-campistas e jogava próximo à área. Com a saída de De Jong para o Barcelona, no entanto, ele foi recuado na temporada 2019/20, mas continuou contribuindo ofensivamente com dez gols e dez assistências em 37 partidas. Na conquista da Supercopa dos Países Baixos, foi dele a assistência para Kasper Dolberg abrir o placar com menos de um minuto e iniciar a vitória por 2 a 0 sobre o PSV.

Com tanto destaque em tão pouco tempo, o interesse das grandes potências da Europa foi inevitável. Em setembro de 2020, Donny van de Beek foi contratado pelo Manchester United com custo potencial de £40 milhões, alcançados todos os bônus e cláusulas. Antes da pandemia do novo coronavírus, o holandês era especulado no Real Madrid, em negócio especulado em £50 milhões.

O holandês chegou em Old Trafford em alta, extremamente elogiado e para ser um jogador de mobilidade, ocupando bem os espaços, oferecendo alternativas aos companheiros e ajudando a desmontar as defesas adversárias — tudo isso sem contar com a característica de chegada no ataque. Acontece que expectativa não chegou perto de ser cumprida.

Em sua primeira temporada na Inglaterra, disputou 36 partidas (15 como titular), marcou um gol e deu duas assistências. Por mais que não tenha correspondido em campo, a sensação era de que era subaproveitado em meio ao caos no Manchester United. Já na temporada 2021/22, participou de apenas 14 jogos dos Red Devils e acabou emprestado ao Everton na janela de transferências de inverno para ganhar sequência.

A vida em Goodison Park também não foi fácil. Van de Beek sofreu com lesões musculares e entrou em campo sete vezes pelos Toffees, marcando um gol. Acabou retornado ao United no fim do empréstimo e chegou a vislumbrar um futuro de mais brilho com a chegada do técnico Erik ten Hag, com quem teve seus melhores momentos no Ajax, mas conviveu novamente com problemas médicos e fez apenas dez jogos na temporada passada.

Na atual temporada, foi relacionado para 11 compromissos do Manchester United, saindo do banco em dois e somando pouco mais de 20 minutos em campo no total.

Como está o Eintracht Frankfurt

No Eintracht Frankfurt, Donny van de Beek terá duas competições para disputar, já que sua nova equipe foi eliminada nas oitavas de final da Copa da Alemanha pelo modesto Saarbrücken, da terceira divisão do país. Na Bundesliga, o Frankfurt está na sexta posição após 16 rodadas, com 24 pontos, e briga por uma vaga num torneio continental na próxima temporada.

Já na Conference League, a campanha do clube alemão não foi das melhores: três derrotas, três vitórias e segundo lugar no Grupo G, sendo superado pelo grego PAOK. Na fase de 16-avos de final, terá pela frente a Union Saint-Gilloise, da Bélgica, que terminou na terceira colocação do Grupo E da Liga Europa, atrás de Liverpool e Toulouse.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo