Bundesliga

Bayern vive sua maior crise na década, péssimo momento para ter um jogo como o de hoje

Bayern de Munique vem de três derrotas seguidas e, hoje, pega o forte RB Leipzig pela Bundesliga, visando não agravar o que já está bem ruim

Separados por dez pontos na tabela da Bundesliga, mas unidos por um momento ruim em comum na temporada, Bayern de Munique e RB Leipzig se enfrentam neste sábado (24), pelo Campeonato Alemão, tentando encerrar a fase complicado que ambos vivem nestes primeiros meses de 2024. Para o Bayern, é a chance de não deixar o Stuttgart se engraçar e tentar ter fôlego para roubar a segunda colocação na tabela; para o Leipzig, é a chance de não deixar o Borussia Dortmund e uma vaga na próxima Champions League escaparem.

O Bayern de Munique vive a pior crise desta década e, desde o meio desta semana, já sabe que seu técnico na próxima temporada não será mais Thomas Tuchel, que não resistiu ao mau momento na Bundesliga e na Champions League e anunciou que ficará no comando apenas até o final destes campeonatos. São três derrotas nos últimos três jogos, incluindo aí as duas competições citadas, e um momento extremamente delicado para um clube acostumado a vencer e vencer.

O RB Leipzig também perdeu o jogo de ida das oitavas de final da Champions League, mas após um começo de 2024 péssimo na Bundesliga, vai aos poucos se recuperando e está há três jogos sem perder na competição, somando duas vitórias e um empate neste período. Pouco, no entanto, para que a colocação no G4 fosse mantida e, hoje, os Touros já estão atrás de um Borussia Dortmund que faz segundo turno muito bom. Mesmo fora de casa, vencer o Bayern de Munique acaba sendo meio que crucial se o time quiser estar na próxima edição da Champions.

Como o Bayern de Munique chega para o jogo contra o RB Leipzig

O ano de 2024 tem sido bastante ingrato ao Bayern de Munique. Das quatro derrotas que o time bávaro tem na Bundesliga até o mo ento, três aconteceram desde janeiro, sendo duas delas nas duas últimas partidas, uma surra diante do Bayer Leverkusen que praticamente garantiu o título alemão ao adversário, e uma inesperada, mas muito merecida derrota para o Bochum na última rodada que disputou na competição. E não para por aí.

Soma-se a esse mau retrospecto, ainda, a derrota no jogo de ida das oitavas de final da Champions League, diante da Lazio, quando o Bayern de Munique escancarou seus problemas ofensivos, que tem sido um complicado inimigo neste 2024. O time até cria, mas tem finalizado mal e, depois de um começo de temporada arrasador de Harry Kane, o grande reforço do ano, vê o inglês cair de produção e não sabe de onde tirar os gols que têm feito bastante falta neste período turbulento.

Apesar de jogar em casa, onde tem sido mais forte — apesar da surpreendente derrota para o Werder Bremen em janeiro, por exemplo –, o Bayern de Munique não podia ter adversário pior para o momento: o RB Leipzig está em franca recuperação após também começar o ano de 2024 bem mal e, como sempre, é um adversário mais difícil de ser batido. Isso tudo com um fator bem preponderante, ainda: o Bayern não tem técnico. Quer dizer, tem, mas este será o primeiro jogo após Tuschel anunciar que sairá no final da temporada. O comportamento do grupo em reação à notícia será crucial para o desempenho no restante da Bundesliga e da Champions.

Como o RB Leipzig chega para o jogo contra o Bayern de Munique

Se a fase do RB Leipzig não é exatamente boa neste momento, não podemos negar que está bem melhor do que a do rival Bayern de Munique, ao menos no que diz respeito à forma mais recente das duas equipes. Depois de começar 2024 com três derrotas seguidas, sendo uma delas uma sonora goleada por 5 a 2 diante do Stuttgart, e perder sua vaga no G4 da Bundesliga, o time do leste alemão se recuperou e, nos últimos três jogos no torneio, não perdeu.

Assim como o Bayern de Munique, o RB Leipzig também perdeu a ida das oitavas de final da Champions League, mas em um resultado bem menos traumático: apenas 1 a 0 diante do favorito e poderoso Real Madrid e, para alívio da torcida, jogando bem, muitas vezes até melhor do que o adversário. É nisso que a torcida dos Touros confia para tirar uma casquinha da grave crise do Bayern e seguir sonhando com a classificação para a próxima edição da Champions — hoje quinto colocado da Bundesliga, o time iria direto para a Liga Europa.

E dois jovens jogadores que vêm sendo destaque da do RB Leipzig na temporada são as esperanças para somar pontos contra o Bayern de Munique. Primeiro, o atacante belga Loïs Openda, que já marcou 16 gols na Bundesliga e está em terceiro na lista de artilheiros da competição; segundo, o holandês Xavi Simons, que pertence ao PSG, e com seis gols e sete assistências já participou de 13 gols em todo o Campeonato Alemão. Esperanças de que o RB Leipzig possa aproveitar a crise do adversário para, finalmente, deixar a sua de vez para trás.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo