Alemanha

Bayern de Munique está próximo do maior plot twist da temporada na Europa

Ficar ou não ficar? Decisão sobre futuro de Tuchel pode mudar tudo nos Bávaros a partir de junho

Thomas Tuchel anunciou em fevereiro que sairia do Bayern de Munique ao final da temporada. Os resultados abaixo do esperado, e o clima não muito agradável no vestiário, fez com que o comandante alemão optasse pelo encerramento de seu vínculo com o clube bávaro em junho. Contudo, a situação que parecia definida está prestes a mudar completamente. O técnico está próximo de um novo acordo com o seu atual time e pode se manter na Alemanha por mais uma temporada, segundo informações da imprensa alemã.

Veículos como a Sky Sports e o Bild noticiaram que Thomas Tuchel tem se reunido com certa frequência com a diretoria do Bayern de Munique para discutir sobre a renovação de seu contrato. Ao que parece, o treinador estaria mais próximo de permanecer no comando do clube do que cumprir o que disse há três meses, e sair da Allianz Arena.

Tuchel tem contrato com o Bayern de Munique até junho de 2025 e está tentando aumentar seu tempo de contrato com o clube. Esta seria a principal exigência do treinador para permanecer no cargo por mais tempo, contrariando completamente a decisão tomada pelo próprio comandante há apenas três meses.

Jogadores do Bayern de Munique pediram pela permanência de Tuchel

Apesar dos problemas enfrentados pelo Bayern de Munique nesta temporada, lideranças do elenco como Manuel Neuer, e mesmo Thomas Müller pediram para a diretoria do clube manter Thomas Tuchel no cargo. Em fevereiro, o Bild revelou problemas de vestiário na equipe, com parte do elenco insatisfeita com o trabalho do comandante, sendo o próprio Müller um dos pivôs da reclamação.

Na época, o atacante reclamou da falta de minutos em campo, outros jogadores como Kimmich, Goretzka, De Ligt, Mathys Tel e Serge Gnabry, também fizeram parte das reclamações ao trabalho de Tuchel. O tempo passou, o Bayern de Munique melhorou seu desempenho, principalmente na Champions League, e o clima mudou, com o elenco pedindo pela permanência do treinador, em sinal de união, e foco para a próxima temporada.

Bávaros não conseguiram acertar com outro treinador

Além do pedido dos atletas, um dos fatores que podem ter contribuído para que a diretoria do Bayern de Munique considerasse a permanência de Tuchel foi a falta de acerto com outro treinador. Nos últimos três meses, a diretoria da equipe bávara tentou achar outro profissional para assumir o cargo a partir de junho, mas não obteve sucesso.

Nome prioritário na lista, Xabi Alonso decidiu permanecer no Bayer Leverkusen por mais uma temporada e continuar fazendo história na equipe que pode fechar o ciclo 2023/2024 sem perder um único jogo. Julian Nagelsmann, técnico da Alemanha, prorrogou seu contrato com a Federação Alemã até a Copa do Mundo de 2026, e Ralf Rangnick optou pela permanência na seleção da Áustria.

A campanha na Champions League e a quase classificação do Bayern de Munique para a final da competição também foi um alento ao trabalho de Tuchel, que, com mais calma para trabalhar, pode fazer o time voltar mais forte ao cenário a partir de junho.

Assim como Xavi, que também abandonou a ideia de sair do Barcelona e renovou seu vínculo com o time espanhol, Thomas Tuchel está perto de assinar seu novo contrato na Alemanha, e terá algum tempo para focar em algo mais ambicioso para sua equipe a partir da próxima temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo