Africa

Um ano depois de ser expulso da seleção, Onana é convocado por Camarões para Copa Africana de Nações

Onana viveu momentos conturbados na seleção de Camarões na última Copa do Mundo, mas estará à disposição para a Copa Africana de Nações

Nesta quinta-feira (28), André Onana foi convocado pela seleção de Camarões para a Copa Africana de Nações, que será disputada na Costa do Marfim entre os dias 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024. E a presença do goleiro do Manchester United na lista final de Rigobert Song pegou os torcedores de surpresa, principalmente depois das polêmicas do ano passado.

Isso porque Onana chegou a ser expulso da delegação camaronesa de futebol durante a Copa do Mundo no Catar, em 2022. Após o fim da competição, o arqueiro de 27 anos chegou a anunciar sua aposentadoria da seleção do país, mas voltou atrás quando foi chamado pelo mesmo técnico para a reta final das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações.

Com isso, o goleiro pode ser desfalque nos Red Devils por cerca de um mês, dependendo do desempenho da seleção camaronesa no torneio que será realizado na Costa do Marfim. Além de André Onana, a surpresa da convocação de Song ficou por conta de Wilfried Nathan Doualla, jogador de 17 anos que atua na liga do país e nunca tinha sido chamado anteriormente.

Por outro lado, o treinador de Camarões não convocou o experiente atacante Choupo Moting, do Bayern de Munique. O atacante Mbeumo, do Brentford, também ficou de fora da lista final por estar se recuperando de uma cirurgia no tornozelo direito realizada no início de dezembro.

A seleção de Rigobert Song está no Grupo C da Copa Africana de Nações e fará sua estreia na competição no dia 15 de janeiro contra Guiné. A seleção camaronesa também terá pela frente Gâmbia e Senegal na luta por uma vaga na próxima fase da competição. E a expectativa é que Onana ajude seu país no torneio, sendo que Epassy (Abha Club), Ngapandouetnbu (Olympique de Marseille) e Ondoa (Nimes) também brigam pela titularidade.

As polêmicas de Onana na seleção de Camarões

Destaque da Internazionale na temporada 2022/23, quando foi vice-campeão da Champions League, André Onana chegou ao Mundial no Catar com status de um dos principais jogadores da seleção de Camarões. Ele foi titular na estreia contra a Suíça, mas acabou sendo cortado da delegação antes da partida contra a Sérvia, pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo.

A justificativa foi um desentendimento com Song devido aos estilos de jogo diferentes. O goleiro gosta de sair jogando com os pés, enquanto o treinador prefere a ligação direta. Sem chegar a um acordo, o técnico decidiu afastar Onana do restante do Mundial. À época, a decisão foi apoiada pela Federação Camaronesa de Futebol, cujo presidente é Samuel Eto'o.

Aliás, é importante ressaltar que, segundo o vice-presidente da federação, o corte do arqueiro durante a Copa do Mundo de 2022 esteve ligado diretamente ao desejo de Eto'o, que teria problemas pessoais com André Onana. Fato é que o goleiro ficou nove meses sem defender as cores da seleção camaronesa. Nesse meio tempo, foi contratado pelos Red Devils por € 55 milhões (cerca de R$ 297 milhões).

No final de agosto deste ano, Onana voltou a ser convocado por Song para a última – e decisiva – rodada das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações. À época, Camarões estava na 2ª posição do Grupo C com quatro pontos, empatado com Burundi, adversário direto no jogo final. Com o goleiro do Manchester United como titular, a vitória por 3 x 0 sacramentou a classificação ao torneio.

Apesar da presença do arqueiro de 27 anos na última rodada das Eliminatórias, sua convocação para a Copa Africana de Nações era incerta. Agora, ela se confirmou graças ao técnico da seleção camaronesa. Polêmicas à parte, André Onana e companhia querem fazer seu trabalho dentro de campo para levar seu país o mais longe possível no torneio.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo