Premier League

O Manchester United mira paz e tranquilidade e isso passa muito por Onana – que tem correspondido

Onana trabalhou com Erik ten Hag no Ajax, mas tem sido beneficiado por trabalho dos zagueiros Maguire e Lindelöf

O Manchester United vive um momento de mais tranquilidade na temporada, o que é raro tendo em vista as decepções recentes dos Red Devils, que estão por um fio na Champions League e longe da colocação ideal na Premier League. Entretanto, as vitórias diante do Luton Town, pelo placar de 1 x 0 e a gigantesca atuação nos 3 x 0 sobre o Everton deram um alívio ao time e ao técnico holandês Erick ten Hag. Um dos personagens importantes na construção de período mais positivo na temporada é o goleiro Onana, camaronês de 27 anos e que tem fechado a porta do gol do United nos últimos jogos.

Nos dois últimos confrontos do Manchester United na temporada, o arqueiro não foi vazado e teve participação brilhante na partida diante do Everton, na qual o time de Liverpool, apesar de ter perdido por 3 x 0, teve inúmeras oportunidades para marcar ao menos um gol, mas foram todas defendidas por Onana. Para se ter uma ideia, o Everton terminou o jogo com 24 finalizações, sendo seis em direção ao gol. O goleiro dos Red Devils, por sua, vez, fez nada mais nada menos do que seis defesas, sendo cinco dentro da área, literalmente um muro disfarçado de goleiro.

Contra o Luton Town, Onana também precisou trabalhar e não se comprometeu, foram quatro defesas, sendo uma dentro da área, em partida que terminou com dez finalizações dos visitantes diante do United, sendo quatro na direção da meta e todas defendidas por Onana, que vem superando seu início ruim pelos lados de Old Trafford e que com o apoio de um sistema defensivo um pouco mais protegido, tem conseguido desenvolver melhor seu futebol.

Onana supera início ruim e evolui com restante do United

O início do goleiro camaronês no United não foi nada fácil. Primeiramente, Onana tinha a complicada missão de substituir De Gea, eleito Luva de Ouro na última temporada da Premier League e um dos responsáveis por ajudar os Red Devils a terminar a competição na 3ª colocação e dentro da zona de classificação para a Champions League desta temporada. Em segundo lugar, o começo de temporada do time inglês foi horrível, tendo somado apenas nove pontos nas primeiras sete partidas, sendo este o pior início do clube na história na era Premier League.

O baixo desempenho na principal liga de clubes do Velho Continente também foi um fator importante para que a cada semana, uma nova crítica ao Manchester United fosse direcionada e com isso o trabalho de Onana na meta do time inglês fosse questionado. Porém, com as duas vitórias nos últimos dois jogos disputados, o clima em Old Trafford melhorou um pouco e caso o time consiga vencer o Galatasaray nesta quarta-feira (29) pela 5ª rodada da Champions League, a tendência é que a tranquilidade no clube aumente ainda mais.

Em termos estatísticos, somente um goleiro fez mais defesas do que Onana nesta temporada. Wes Foderigham, do Sheffield, 18º colocado na Premier League, realizou 65 intervenções, contra 51 do camaronês. Além disso, nenhum outro goleiro da competição passou tantos jogos sem sofrer gols do que o arqueiro dos Red Devils, que soma até o momento, cinco partidas sem ser vazado na atual edição. A exibição do arqueiro na partida diante do Everton lhe rendeu uma nota 8,64 segundo o site WhoScored, o que o fez ser escalado como goleiro da 13ª rodada do Campeonato Inglês.

Sistema defensivo auxilia na evolução de Onana no United

Inesperadamente, a defesa do United passou a se comportar melhor, o que tem ajudado Onana a ficar mais seguro debaixo das traves. Maguire, tantas vezes criticados por falhas inacreditáveis, se tornou peça-chave no sistema defensivo, ao lado de Lindelöf formam uma dupla consistente e que jogam de forma simples, entendendo as próprias limitações, mas podem evoluir ainda mais caso a sequência de bons resultados permaneça.

A dupla esteve perto de deixar o United na última janela de transferências e curiosamente tem sido parte importante na evolução de Onana, já que dos cinco jogos sem sofrer gols, o goleiro contou com o trabalho de Maguire e Lindelöf em duas oportunidades dentro deste período. Outro dado interessante da dupla é que das oito vitórias do Manchester na atual edição da Premier League, quatro contaram com os zagueiros. Com esta sinergia entre zagueiros e o goleiro a expectativa é de que os resultados comecem a aparecer com mais frequência e o time continue evoluindo e buscando títulos na Inglaterra e na Europa.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo