Africa

Marrocos e RD Congo se classificam na Copa Africana de Nações — e quem agradece é a Costa do Marfim

Marrocos e RD Congo garantiram vaga nas oitavas de final da Copa Africana de Nações e, de quebra, ajudaram a Costa do Marfim

Nesta quarta-feira (24), a Copa Africana de Nações definiu seus últimos classificados às oitavas de final. O Grupo F definiu o destino de suas quatro seleções. Tanzânia e RD Congo empataram por 0 x 0, no Estádio Amadou Gon Coulibaly. Já o Marrocos venceu a Zâmbia por 1 x 0, no Estádio Laurent Pokou. Com isso, os Leopardos e os Leões do Atlas garantiram vaga na próxima fase da competição.

Em meio a esse cenário, quem agradeceu foi a Costa do Marfim, que conseguiu se garantir no mata-mata da CAN com uma ajudinha da dupla citada anteriormente. Isso porque os Elefantes ficaram em 3º lugar no Grupo A com três pontos, e só tinham chances de classificação caso terminasse a fase de grupos entre as quatro melhores campanhas dos terceiros colocados.

A seleção marfinense foi beneficiada pelos resultados do Grupo F, pois os Balas de Cobre e os Taifa Stars ficaram com apenas dois pontos. Como Gana e Moçambique também somaram a mesma pontuação no Grupo B, os Elefantes terminaram a fase de grupos com a quarta melhor campanha entre os terceiros colocados. Ou seja, garantindo vaga nas oitavas de final da Copa de Nações Africanas.

Não à toa, foi possível ouvir os torcedores locais comemorarem o gol da seleção marroquina em ambos os estádios. Agora, Costa do Marfim, Marrocos e RD Congo se juntam às demais seleções classificadas às oitavas de final da Copa Africana de Nações. Daqui para frente, cada seleção lutará pelo seu país para levantar o título mais importante a nível continental.

Como foi Tanzânia x RD Congo pela Copa Africana de Nações

A verdade é que Tanzânia e RD Congo pecaram (e muito) no quesito emoção. O empate por 0 x 0 foi bem morno, para não dizer frio. Poucas chances de gols para os dois lados, além da falta de criatividade e erros de passe. Melhor para os Leopardos, que se garantiram nas oitavas de final da Copa Africana de Nações. Por outro lado, os Taifa Stars não foram capazes de vencer para se classificarem à próxima fase do torneio.

O momento mais interessante entre Tanzânia x RD Congo foi quando o estádio descobriu que o Marrocos fez um gol sobre a Zâmbia. Por conta disso, os marfinenses presentes nas arquibancadas comemoraram como se fosse um gol dos Elefantes. Obviamente, a torcida dos Leopardos também comemorou, já que os Balas de Cobre eram adversários diretos no Grupo F pela zona de classificação às oitavas de final da CAN.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

União Elefantes-Leões do Atlas

Se Tanzânia x RD Congo não foi lá essas coisas, o mesmo não pode ser dito sobre Marrocos x Costa do Marfim. Com ambas as seleções em busca de uma vaga no mata-mata da Copa Africana de Nações, as equipes dividiram o protagonismo ao longo da partida. Entretanto, quem abriu o placar foram os Leões do Atlas, que jogaram um balde de água fria nos Balas de Cobre e, indiretamente, beneficiaram a Costa do Marfim.

Aos 37 minutos do 1º tempo, Boufal fez um lindo lançamento da intermediária para Hakimi, que estava no lado direito. De primeira, o lateral cruzou a bola em direção à pequena área quase na linha de fundo. O goleiro Mulenga conseguiu fazer a defesa na dividida, porém, o rebote caiu nos pés de Ziyech, que não teve trabalho para balançar as redes.

Já na volta do intervalo, a Zâmbia partiu para cima do Marrocos, que desperdiçou inúmeras chances. Na união Leões do Atlas-Elefantes, Bono salvou a pele de seu país (e da Costa do Marfim), já que os Balas de Cobre chegaram perto de empatar o jogo em inúmeras oportunidades. Só que não deu tempo de mais nada até o apito final. O Grupo F encerrou a primeira fase da Copa de Nações Africanas.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo