Enquanto a Nigéria se classificou na Copa Africana de Nações, só um milagre salva a Costa do Marfim do vexame
A Nigéria venceu Guiné-Bissau, enquanto a Costa do Marfim foi atropelada por Guiné-Equatorial no Grupo A da Copa Africana de Nações

Nesta segunda-feira (22), a Copa Africana de Nações definiu os dois classificados do Grupo A. A Nigéria fez sua parte diante de Guiné-Bissau e venceu por 1 x 0, no Estádio Félix Houphouët-Boigny, garantindo vaga nas oitavas de final. Por outro lado, a Costa do Marfim tropeçou diante de sua torcida e foi goleado por Guiné Equatorial por 4 x 0, Estádio Olímpico de Ebimpé, e agora precisa cruzar os dedos.
Com os resultados, La Roja de África ficou na 1ª posição do Grupo A da CAN com sete pontos, mesma pontuação das Super Águias, mas ficou à frente por ter um saldo de gols maior. Já os Elefantes ficaram na 3ª colocação da chave com três pontos, ainda com chances de classificação às oitavas de final da Copa de Nações Africanas, mesmo que remotas.
Isso porque os quatro melhores terceiros colocados da Copa Africana de Nações também garantem vaga à fase mata-mata. Ou seja, a seleção marfinense terá que torcer para estar dentro desse seleto grupo para continuar representando o país anfitrião da competição. Já os Djurtus se despedem do torneio continental com nenhum ponto conquistado. Saiba tudo o que aconteceu no fechamento do Grupo A da CAN.
A ???????? Equatorial-Guinea ?? victory puts them top of the group, Nigeria ?? ease through while AFCON hosts Ivory Coast ?? are left on the brink of elimination ? pic.twitter.com/U1UmTHSiUd
— 433 (@433) January 22, 2024
Como foi Nigéria x Guiné-Bissau pela Copa Africana de Nações
Enfrentando a lanterna do Grupo A da Copa Africana de Nações, a Nigéria fez o suficiente para se garantir nas oitavas de final ao vencer Guiné-Bissau. O 1º tempo ficou bem dividido no quesito posse de bola, com ambas as equipes tentando chegar ao ataque. Contudo, foram as Super Águias que conseguiram converter a finalização de mais perigo a gol, contando com a ajuda dos próprios Djurtus.
Aos 36 minutos, um lançamento para a esquerda foi ajeitado de cabeça para Moses Simon, que avançou quase até a linha de fundo para cruzar rasteiro para Victor Osimhen, que estava na grande área. Contudo, antes da bola chegar no centroavante da seleção nigeriana, Opa Sangante tentou afastar o perigo, mas acabou chutando para o fundo da própria rede, colocando a seleção guineense.
Osimhen literally thanked bro for scoring for Nigeria ???? Afcon is unreal pic.twitter.com/iEKTeXSVcz
— 47 (@TheFodenSZN) January 22, 2024
E isso foi tudo até a ida para o intervalo. No retorno para o 2º tempo, a partida continuou aberta, com os dois times tentando chegar ao gol. Aos 13 minutos, a Nigéria até balançou as redes, mas o lance foi anulado. Um cruzamento da direita para Osimhen terminou em gol. Entretanto, o camisa 9 tocou a bola com o braço na origem da jogada, o que salvou a pele de Guiné-Bissau.
Já aos 37 minutos, os Djurtus chegaram a empatar, mas o gol foi anulado. Franculino Djú recebeu belo passe pelo meio, girou e bateu para balançar as redes. Entretanto, ele estava impedido no começo da jogada. No lance seguinte, as Super Águias também marcaram um gol que foi invalidado pela arbitragem. Osimhen finalizou dentro da área e o goleiro deu rebote, que foi aproveitado.
Só que o impedimento foi marcado na hora do lançamento, na origam da jogada. Com chances para os dois lados até o apito final, o placar se manteve, definindo o destino das duas seleções na Copa de Nações Africanas. E a outra partida da chave apresentou ainda mais emoção.
Supporters of the Super Eagles of Nigeria, repost, drop your handle in the comments and connect with everyone that likes it.
Let’s paint the TL green and white ?????????????????????????????????????????????????????????????? pic.twitter.com/jSGHxZG48I
— Elvis Tunde (@Tunnykvng) January 22, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Costa do Marfim tentou de tudo, mas desabou perante Guiné Equatorial
A Costa do Marfim tentou de tudo para se classificar à próxima fase da Copa Africana de Nações, porém, perdeu muitas chances claras de gol e acabou desabando perante Guiné Equatorial. Mesmo com mais posse de bola e mais finalizações, os Elefantes viram La Roja de África abrirem o placar aos 42 minutos da etapa inicial. Carlos Akapo avançou da esquerda para o meio, cortando os marcadores até entrar na grande área.
Ele cruzou para Emilio Nsue, que só teve o trabalho de empurrar para o fuindo da rede. Nos acréscimos, a seleção marfinense chegou a empatar após um chutão da zaga chegar até o ataque. Depois de uma sobra, a bola foi cruzada da direita para a área, que só foi ajeitada de cabeça para as redes balançarem. Contudo, o lance foi invalidade por conta de um impedimento no início do lance.
No início do 2º tempo, a Costa do Marfim foi para o abafa, mas repetiu os mesmos erros de finalização. Perto dos 10 minutos, Fofana enfiou um lindo passe para Krasso dentro da área. Ele girou e bateu para o fundo da rede para empatar. Entretanto, o impedimento foi marcado na origem da jogada. Já aos 28 minutos, Guiné Equatorial foi mais feliz na frente do gol.
Ivory Coast are going home
Oh wait, they are already at home pic.twitter.com/MO9KEq0Eoz
— Troll Football (@TrollFootball) January 22, 2024
Em cobrança de falta na entrada da área, Pablo Ganet acertou um lindo chute colocado praticamente no ângulo. O goleiro da seleção marfinense até tocou na bola, mas não o suficiente para fazer a defesa. Dali para frente, os donos da casa perderam seu psicológico, tanto que a seleção guinéu-equatoriana balançou as redes mais uma vez ao aproveitar o erro do adversário.
Na saída de bola no meio-campo, a Costa do Marfim tentou um chutão para frente, mas acabou dando um contra-ataque para Guiné Bissau. José Machín avançou com a bola até a entrada da grande área e, com a defesa rival bagunçada, passou para Nsue marcar mais um gol. Já nos últimos minutos da partida, La Roja de África selou o caixão dos Elefantes na CAN.
Um chute fraco dentro da área não foi defendido pelo goleiro da seleção marfinense, que espalmou uma bola fácil nos pés de Jannick Buyla. Ele não teve dificuldades em anotar o quarto gol da seleção guinéu-equatoriana e sacramentar a classificação às oitavas de final da Copa Africana de Nações.
Ivory Coast fans leaving the stadium with minutes left to play ????? pic.twitter.com/as4McTqn6K
— KALYJAY (@gyaigyimii) January 22, 2024