‘Escolhe até os árbitros’: técnico da Tanzânia é suspenso e afastado após comentários sobre Marrocos
Adel Amrouche foi suspenso por oito jogos e afastado da seleção da Tanzânia após acusar Marrocos de controlar a Confederação Africana de Futebol
A Tanzânia entrará em campo neste domingo (21) para enfrentar a Zâmbia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações, em meio a um momento conturbado. Não pela derrota por 3 a 0 para Marrocos na estreia, na quarta-feira (17), mas pela suspensão de oito jogos imposta ao técnico Adel Amrouche, que também foi afastado pela Federação Tanzaniana de Futebol.
Os problemas começaram antes mesmo das Estrelas de Taifa estrearem nesta CAN. Na segunda-feira (15), Amrouche concedeu entrevista à uma emissora de televisão da Argélia, país onde nasceu, e acusou a Real Federação Marroquina de Futebol (RFMF) de ter controle sobre a Confederação Africana de Futebol (CAF) e manipular o futebol do continente.
— Atualmente, a RFMF é uma potência confirmada no futebol africano. São eles que tomam as decisões no futebol africano, escolhem até os árbitros e nós somos meros espectadores. No último jogo contra Marrocos, obrigaram-nos a jogar à noite, quando queríamos jogar ao início da tarde — declarou.
Adel Amrouche:
“Morocco determines everything in African football, they also choose their referees. We remain spectators because they determine everything.”
Strange one there from the Tanzanian coach. #AFCON2023 #AfconwithMicky #Tanzania #TotalEnergiesAFCON2023 pic.twitter.com/sWS94CPlvx
— Micky Jnr (@MickyJnr__) January 15, 2024
O episódio citado por Amrouche aconteceu em novembro do ano passado, pela segunda rodada da fase de grupos das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. O treinador desejava que a partida contra Marrocos fosse realizada no período da tarde por acreditar que a Tanzânia se beneficiaria do calor, já que a maioria dos jogadores adversários defendem clubes europeus e estão habituados com um clima mais frio. O jogo, no entanto, foi disputado durante a noite e acabou em vitória marroquina por 2 a 0.
As acusações do argelino desagradaram a todos. Wallace Karia, presidente da Federação Tanzaniana de Futebol, imediatamente se manifestou contra a declaração do treinador, afirmando que sua entidade saberia o que fazer em relação ao comentário “descuidado e provocativo”. Já a RFMF reclamou do episódio em contato com a CAF, que neste sábado (20) emitiu um comunicado oficial anunciado a suspensão de Amrouche por oito partidas, além de uma multa de 10 mil dólares.
— O Conselho Disciplinar da CAF puniu a Federação de Futebol da Tanzânia e o treinador principal da Tanzânia, Adel Amrouche, por desacreditar a CAF após comentários e alegações que ele fez na mídia sobre a Real Federação Marroquina de Futebol. O Conselho de Disciplina considerou Amrouche culpado nos termos dos artigos 82, 83, 84 e 131 do Código Disciplinar da CAF e foi suspenso por oito jogos. A Federação Tanzaniana de Futebol foi multada em 10 mil dólares — publicou a entidade.
CAF Disciplinary Board Outcomes on Tanzania FA and Coach Adel Amrouchehttps://t.co/RSgLfhv7Wc
— CAF Media (@CAF_Media) January 20, 2024
Antes mesmo da punição da CAF ser anunciada, a Federação Tanzaniana de Futebol emitiu um comunicado na sexta-feira (19) onde suspendeu Amrouche pelos comentários feitos sobre Marrocos. O técnico argelino está no comando da seleção da Tanzânia desde março, somando três vitórias, dois empates e quatro derrotas no período. Apesar do baixo aproveitamento, ele foi fundamental para o país se classificar para sua terceira Copa Africana de Nações, conquistando sete dos últimos 12 pontos que disputou nas Eliminatórias.
Sem Amrouche, ‘Marrocos' vai comandar a Tanzânia
Ironicamente, quem comandará a seleção da Tanzânia enquanto Adel Amrouche está afastado e cumpre suspensão será Hemed Morocco, seu auxiliar. O sobrenome é igual a tradução de “Marrocos” para a língua inglesa. Ao seu lado estará Juma Mgunda, que agora exercerá a função de assistente principal na comissão técnica.
O duelo entre Tanzânia e Zâmbia será realizado no Estádio Laurent Pokou, na cidade de San-Pédro, na Costa do Marfim. Atualmente, as Estrelas de Taifa estão na lanterna do Grupo F da Copa Africana de Nações, já que ainda não pontuaram. Caso seja derrotada no compromisso deste domingo e a República Democrática do Congo vença Marrocos horas antes, a seleção tanzaniana estará eliminada do torneio. O país nunca avançou ao mata-mata da competição continental.
Ratiba ya mchezo wa pili wa AFCON dhidi ya Zambia utakaochezwa kesho Jumapili Januari 21, 2024. #AFCON2023 #AfricanFootball @TaifaStars_ @CAF_Online pic.twitter.com/Upb0TifO37
— TAIFA STARS (@TaifaStars_) January 20, 2024