Africa

Marroquinos despejam racismo contra capitão da RD Congo após empate na Copa Africana de Nações

Chancel Mbemba foi atacado com insultos racistas em suas redes sociais após o empate entre RD Congo x Marrocos pela Copa Africana de Nações

No último domingo (21), a RD Congo empatou com Marrocos por 1 x 1, no Estádio Laurent Pokou, em San Pedro, na Costa do Marfim, pela 2ª rodada do Grupo F da Copa Africana de Nações. Com o resultado, os Leopardos ficaram na 2ª posição da chave com dois pontos, enquanto os Leões do Atlas se mantiveram na liderança com quatro pontos. Contudo, a partida ficou marcada por uma situação lamentável fora de campo.

Isso porque o capitão da Seleção da RD Congo, Chancel Mbemba, foi alvo de insultos racistas em suas redes sociais após o empata na CAN. Marroquinos despejaram preconceito contra o zagueiro do Olympique de Marseille em seu perfil no Instagram. Diversos usuários responderam as últimas publicações do jogador de 28 anos com emojis de macacos e gorilas, além de mensagens racistas.

Por conta disso, a Federação Congolesa de Futebol (FECOFOOT) publicou uma nota oficial sobre os ataques racistas que Mbemba sofreu por parte dos marroquinos. Os Leopardos deixaram claro que irão acionar as autoridades disciplinares da Confederação de Futebol Africana (CAF) para protestar após o episódio preconceituoso e que é caracterizado como atitude antidesportiva.

Desentendimento entre Mbemba e Regragui na Copa Africana de Nações

Ainda dentro de campo, Mbemba teve uma forte discussão com Walid Regragui, técnico da seleção marroquina, o que iniciou uma confusão generalizada entre os atletas e membros da comissão técnica que se estendeu até à entrada do túnel que dava acesso aos vestiários. Tudo começou logo após o apito final, quando o capitão da RD Congo estava ajoelhado no gramado agradecendo o resultado conquistado na Copa Africana de Nações.

Apesar do momento pessoal, Regragui se dirigiu até Chancel Mbemba, que pegou na mão do técnico como forma de cumprimento, além de dar um tapinha nas costas em um gesto amigável. Contudo, o treinador do Marrocos não soltou a mão do zagueiro dos Leopardos e continuou falando. Indignado com a situação, o atleta do OM tentou se desvincilhar do comandante dos Leões do Atlas.

Com raiva, Chancel puxou sua mão e gesticulou para o árbitro de vídeo antes que os jogadores de ambos os países chegassem para separá-lo de Walid Regragui. Em coletiva de imprensa após o jogo entre RD Congo x Marrocos, o treinador argumentou que respeita o zagueiro do Olympique de Marseille e que o desentendimento foi causado pelos nervos a flor da pele após o fim da partida:

“Não tenho nada a dizer sobre isso. Tenho muito respeito por Mbemba. Talvez tenha sido a adrenalina que o fez responder assim. Não há problema”.

Por outro lado, Chancel Mbemba sugeriu aos jornalistas em San Pedro que Regragui teria o insultado, o que justificaria sua resposta furiosa ao ser abordado pelo treinador da seleção marroquina. Em meio a esse cenário, o capitão da seleção da RD Congo disse que respeita o técnico, mas que irá permanecer em silêncio sobre o caso polêmico na 2ª rodada da Copa Africana de Nações:

“Respeito o treinador que é um grande homem. A televisão cortou os vídeos, mas eu os tenho. Eu não preciso jogá-los por aí. Mantenho o silêncio, é melhor, sou assim. Todos me conhecem, respeito todos, não preciso atirar em ninguém mas a justiça de Deus está aí”.

Os Leopardos voltam a entrar em campo nesta quarta-feira (24), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Amadou Gon Coulibaly, em Korhogo, para enfrentar a Tanzânia pela última rodada do Grupo F da CAN. Já os Leões do Atlas encaram a Zâmbia, no mesmo dia e horário, mas no Laurent Pokou, pela 3ª rodada da chave. Tanto a RD Congo, quanto Marrocos, estão na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa Africana de Nações.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo