Sem categoria

Uefa aprova mudanças no formato da Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões sofrerá alterações a partir de 2009/10. A Uefa, em reunião de seu comitê executivo nesta sexta-feira, decidiu adotar algumas das mudanças propostas por Michel Platini, presidente da entidade.

A decisão da LC passará a ser disputada em um sábado à noite, em vez da tradicional partida realizada nos meios de semana. Além disso, a Uefa aprovou os planos de Platini para garantir que clubes de países de menor tradição ganhem mais espaço.

De acordo com os planos, a fase eliminatória será dividida em duas partes. Na primeira, 15 clubes dos principais países disputarão cinco vagas. A outra será composta pelos 40 campeões nacionais das nações restantes, que também brigam por outras cinco vagas.

Os dez classificados se juntarão a outros 22 clubes classificados previamente por seu desempenho em suas respectivas ligas. Antes, 16 times passavam de forma antecipada. As seis vagas extras serão dadas aos terceiros colocados dos três países mais bem colocados no ranking da Uefa e os campeões das nações entre 10° e 12°.

Até 2012, este modelo deve ser seguido, mas Platini ainda pretende dar vagas para campeões de copas nacionais na LC depois deste período.

A Copa Uefa também sofreu mudanças. O torneio terá quatro fases eliminatórias, que determinarão 37 equipes classificadas para a fase de grupos. Outros dez clubes virão das fases preliminares da LC. Apenas o campeão da edição anterior tem vaga assegurada de forma antecipada para esta etapa.

Na fase de grupos, haverá 12 grupos de quatro equipes cada. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para os mata-matas. As outras oito equipes desta fase são as que terminarem em terceiro lugar em suas chaves na LC, como ocorre no formato atual. A Copa Intertoto deixará de ser disputada, o que provocará um inchaço nas fases preliminares da Copa Uefa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo