O Sheffield Wednesday coroou sua epopeia na League One com o acesso selado no último lance da prorrogação
O Sheffield Wednesday tinha registrado a maior pontuação da história da Football League que não valeu o acesso direto e sobreviveu a dois épicos nos playoffs da terceirona inglesa
O Sheffield Wednesday concluiu uma campanha marcante na League One, com o acesso de volta à segunda divisão do Campeonato Inglês, dois anos após sua queda. Durante a fase de classificação, as Corujas somaram 96 pontos, a maior pontuação da história das quatro primeiras divisões da Inglaterra que não rendeu acesso direto. A partir dos playoffs, o Wednesday precisou se superar em grandes façanhas. As semifinais já foram épicas, com a classificação nos pênaltis contra o Peterborough, graças à vitória por 5 a 1 na volta após os 4 a 0 sofridos na ida. Já a decisão em Wembley também teve sua emoção. As Corujas subiram com a vitória por 1 a 0 sobre o Barnsley, arrancada aos 18 minutos do segundo tempo da prorrogação – nos dez segundos finais dos acréscimos dados pela arbitragem. Não dá para dizer que não foi merecido.
Já tinha sido inacreditável a maneira como o Sheffield Wednesday não conquistou o acesso direto durante a temporada regular da League One. As Corujas se mantiveram no pelotão de frente desde as primeiras rodadas e entraram no G-2 durante o início do segundo turno. Foram 16 rodadas na zona de acesso direto, inclusive na liderança, até que o time perdesse fôlego na reta final. Terminou em terceiro, cinco pontos atrás do Plymouth Argyle e dois pontos atrás do Ipswich Town, os dois que subiram diretamente. Caberia aos alviazuis recomeçarem nos playoffs.
O fim da temporada do Sheffield Wednesday, de fato, não era bom. Ainda assim, ninguém imaginava os 4 a 0 do Peterborough na ida das semifinais dos playoffs. Os oponentes tinham feito 19 pontos a menos na temporada regular e pareciam encaminhar a classificação para a decisão com aquela goleada. Já na volta, a torcida em Hillsborough presenciou um dos grandes milagres da história das divisões de acesso da Inglaterra. No tempo normal, o Wednesday devolveu os 4 a 0 graças a um gol salvador aos 53 do segundo tempo. O Peterborough chegou a marcar primeiro na prorrogação, mas as Corujas fecharam a conta em 5 a 1 e forçaram os pênaltis. Só então a classificação se confirmaria, com a vitória por 5 a 3 na marca da cal.
Já na decisão, o Sheffield Wednesday chegou com o peito inflado para encarar o Barnsley. Mais de 72 mil torcedores estiveram presentes em Wembley nesta segunda-feira. Num primeiro tempo de poucas chances, o Wednesday era mais perigoso. E o jogo pareceu se abrir para os alviazuis no início do segundo tempo, quando Adam Philips deixou o Barnsley com dez homens por causa de uma entrada por cima, que rendeu o vermelho direto. Porém, os dois times tiveram chances de marcar. O Wednesday chegou mais, mas o Barnsley ainda meteu bola no travessão e exigiu duas ótimas defesas do goleiro Cameron Dawson.
Durante a prorrogação, o Sheffield Wednesday massacrou o Barnsley. Teve 78% de posse e sete finalizações só no primeiro tempo. Mesmo assim, esbarrou na muralha dos adversários, especialmente no goleiro Harry Isted, e quase tomou o gol num contra-ataque perigosíssimo. Todavia, as Corujas seguiram melhores na segunda etapa extra e tiveram inclusive um golaço anulado pela arbitragem. O alívio que evitou os pênaltis e confirmou o acesso só veio nos acréscimos, nos últimos dez segundos dos três minutos adicionados pelo árbitro. Lee Gregory cruzou da esquerda e Josh Windass mergulhou num peixinho decisivo para o Wednesday. O gol do acesso pintou no 123° minuto.
O Sheffield Wednesday já tinha alcançado os playoffs da League One na temporada passada, quando caiu diante do Sunderland nas semifinais. Agora, a missão se cumpre. O técnico da equipe desde março de 2021 é Darren Moore. O ex-zagueiro da seleção jamaicana assumiu o time na zona de rebaixamento da Championship e não deixou o cargo mesmo com a queda. Seria bancado pela diretoria na terceira divisão, mesmo sem conquistar o acesso imediato. Provou como a confiança era justificada, ao impulsionar seu elenco além das frustrações e conseguir seus milagres nos playoffs dessa vez. Um dos raros técnicos negros na Football League, Moore foi vítima de um ataque racista nesta reta final de campanha. A agressão nas redes sociais veio de um torcedor do próprio Wednesday, após a derrota por 4 a 0 para o Peterborough. Deu sua volta por cima, enquanto o responsável pela mensagem não poderá mais entrar em Hillsborough pelo resto da vida.
Já em campo, o meio-campista / capitão Barry Bannan e o atacante Josh Windass foram eleitos para a seleção da temporada na League One. Darren Moore também foi nomeado entre os três melhores treinadores. Figuras como o centroavante Michael Smith e o meia Marvin Johnson também foram importantes na campanha. O acesso para a segunda divisão deve exigir um investimento maior de Dejphon Chansiri, empresário tailandês que administra o clube desde 2015 e no máximo chegou aos playoffs da Championship desde então. A maneira como essa promoção saiu, contudo, serve de motivação aos alviazuis – e numa temporada em que o rival Sheffield United também voltou à Premier League.