Sem categoria

Sábado é decisivo para gigantes na Eurocopa

A penúltima rodada das eliminatórias da Eurocopa-2008, neste sábado, será decisiva para o destino de três grandes seleções do continente: Itália, França e Inglaterra. Destas, apenas a Itália entra em campo, enquanto as outras duas ficam na torcida por resultados favoráveis.

A fase final, em junho do ano que vem, já tem seis seleções garantidas. Alemanha, República Tcheca, Grécia e Romênia já se classificaram em campo, juntando-se às anfitriãs Áustria e Suíça. Neste sábado, até nove das dez vagas restantes podem ser preenchidas.

Até mesmo as seleções sem chances têm certa motivação pra seus últimos compromissos: pontuar para o ranking da Fifa, que será usado como critério para o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, no próximo dia 25.

Lição da história

A Itália não quer repetir a história das eliminatórias de 1984, quando fracassou na condição de atual campeã do mundo. A Azzurra vai a Glasgow para enfrentar a Escócia sabendo que uma vitória garante sua classificação no grupo B – e ainda leva junto a França.

Os franceses lideram o grupo com 25 pontos, um acima da Escócia, enquanto a Itália aparece em terceiro com 23. Os italianos, no entanto, ainda voltam a campo na quarta-feira para enfrentar as Ilhas Faroe, enquanto a França vai a Kiev para enfrentar a eliminada Ucrânia.

Como a Escócia faz seu último jogo neste sábado, tem de vencer para ficar com uma das vagas e deixar que Itália e França disputem a outra. Em caso de empate, a equipe de Alex McLeish passa a depender de uma derrota francesa. Para a Itália, um ponto em Hampden Park não seria mau negócio, já que bastaria vencer as Ilhas Faroe para se classificar.

Inglaterra torce

O grupo E tem como líder a Croácia, que soma 26 pontos só precisa de um empate fora de casa contra a Macedônia para selar a classificação. A Inglaterra é a segunda com 23, mas não joga neste sábado e pode ser superada pela Rússia, que tem 21 e encara Israel em Tel Aviv.

Uma vitória russa praticamente classificaria a seleção dirigida por Guus Hiddink, já que o último jogo é contra a inexpressiva seleção de Andorra. Sendo assim, aos ingleses resta torcer por Israel, que já está fora da briga pelas vagas, ou por uma improvável derrota da Croácia.

Polônia perto da vaga

Primeira colocada no grupo A, com 24 pontos, a Polônia se classifica com uma rodada de antecipação se vencer sua partida em casa contra a eliminada Bélgica. A boa campanha levou a federação polonesa a renovar o contrato do técnico Leo Beenhakker para as eliminatórias do Mundial de 2010.

Portugal, em segundo lugar com 23, tem um compromisso tranqüilo em casa contra a Armênia, que demitiu o técnico Tom Jones a apenas dois dias do jogo. O técnico Luiz Felipe Scolari cumpre o último dos três jogos de suspensão pela agressão ao sérvio Ivica Dragutinovic, que lhe valeu até uma multa da própria federação.

Os portugueses podem se classificar neste sábado, desde que os resultados de Sérvia e Finlândia, ambos com 20 pontos, lhe favoreçam. A perspectiva não é das melhores, já que a Sérvia recebe o Cazaquistão e a Finlândia – adversária da equipe das Quinas na quarta-feira – pega o Azerbaijão em casa.

Espanha e Suécia quase lá

Espanha e Suécia, que se enfrentam em Madri, dominam o grupo F e podem até se classificar no meio da partida no Santiago Bernabéu. Os suecos lideram com 23 pontos, e a Espanha vem logo a seguir com 22. Irlanda do Norte e Dinamarca, que jogam em Belfast, têm 17 pontos e chances apenas remotas.

Em caso de empate entre norte-irlandeses e dinamarqueses, Espanha e Suécia estão automaticamente classificados. A situação dos suecos é ainda mais confortável, já que apenas um cenário impede a classificação antecipada: derrota para a Espanha e vitória da Irlanda do Norte.

A Espanha se classifica vencendo, mas o empate passa a servir se a Irlanda do Norte, adversária de quarta-feira, não derrotar a Dinamarca. A vantagem de três pontos sobre os dinamarqueses seria suficiente, por causa da superioridade da Furia no confronto direto.

Tarefa fácil para a Holanda

A Holanda foi desclassificada por Luxemburgo nas eliminatórias da Eurocopa de 1964, mas a história dificilmente se repetirá neste sábado, em Roterdã. A Oranje garante a segunda vaga do grupo G – que já tem a Romênia classificada – se vencer a partida no estádio De Kuip.

A Bulgária, quatro pontos atrás da Holanda, recebe os romenos e tem a vitória como única opção para seguir sonhando com a vaga.

Confronto direto em Oslo

A Grécia, atual campeã, já garantiu uma das vagas do grupo C, deixando a outra aberta para Noruega e Turquia, que se enfrentam em Oslo. A Noruega tem 20 pontos, dois acima da adversária direta, o que lhe dá a possibilidade de conquistar a classificação com uma vitória.

A situação norueguesa permaneceria confortável com o empate, já que o jogo da última rodada é contra Malta, lanterna do grupo com apenas 5 pontos em dez jogos. A Turquia tem de vencer neste sábado para depender apenas de suas forças na quarta-feira, quando recebe a Bósnia.

Cumprindo tabela

O grupo D foi o primeiro a definir os dois classificados: República Tcheca e Alemanha. As duas seleções têm 23 pontos, sete acima da Irlanda, e os tchecos lideram pelo confronto direto.

Neste sábado, a República Tcheca joga em casa contra a vizinha Eslováquia, enquanto os alemães recebem o Chipre.

Confira os jogos deste sábado pelas eliminatórias da Eurocopa:

Grupo A
Finlândia x Azerbaijão
Polônia x Bélgica
Sérvia x Cazaquistão
Portugal x Armênia (19:00, RTPi, Sportv)

Grupo B
Escócia x Itália (15:00, RAI, ESPN Internacional)
Lituânia x Ucrânia

Grupo C
Moldávia x Hungria
Noruega x Turquia
Grécia x Malta

Grupo D
País de Gales x Irlanda
Alemanha x Chipre (17:00, ESPN Internacional)
República Tcheca x Eslováquia

Grupo E
Andorra x Estônia
Israel x Rússia
Macedônia x Croácia

Grupo F
Letônia x Liechtenstein
Irlanda do Norte x Dinamarca
Espanha x Suécia (19:00, Sportv 2)

Grupo G
Bulgária x Romênia
Albânia x Belarus
Holanda x Luxemburgo

Veja a classificação dos grupos

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo