Sem categoria

Platini adverte líderes da UE sobre investidores estrangeiros

Em uma carta encaminhada aos 27 líderes dos países da União Européia, Michel Platini, presidente da Uefa, solicita cuidados especiais com investidores estrangeiros interessados em clubes de futebol. O dirigente pede aos políticos para ‘proteger o esporte de uma distorção.’

O documento, obtido pela agência de notícias Reuters, mostra o temor do francês com a influência exercida por este tipo de investidor. “Uma séria ameaça paira sobre o desenvolvimento do futebol europeu: a maligna e onipresente influência do dinheiro”, afirma Platini.

William Gaillard, conselheiro especial do presidente da Uefa, afirmou à Reuters que os donos de Manchester United e Liverpool estariam por trás da idéia de enfraquecer a proposta de Platini de dar uma vaga aos campeões de copas nacionais na Liga dos Campeões. Na semana passada, o G-14, grupo que reúne as equipes mais influentes da Europa, mostrou-se contrário aos planos do drigente.

“Sei o que o G-14 disse sobre o assunto, mas nas nossas discussões parece que as principais oposições vêm do Liverpool e do Manchester United, cujos investidores querem ganhar dinheiro rapidamente e apenas olham para os riscos financeiros da reforma planejada, e não os méritos esportivos. Basicamente, ao dar uma vaga para os campeões de copas nacionais, eles vêem as chances de entrar na lucrativa Liga dos Campeões diminuírem”, comentou.

O Liverpool considerou tanto a carta como as declarações de Gaillard como ‘absurdas’. “Na semana passada, deixei absolutamente claro [a Platini] que eu representava a maioria das opiniões dos clubes da Premier League, quando disse que não apoiava a proposta de reforma. Não discuti sobre o assunto com os donos do Liverpool depois disso. No fim das contas, incluir os campeões de copas nacionais desvaloriza a Premier League”, opinou Rick Parry, chefe executivo dos Reds, em entrevista à Reuters. Não foram localizados dirigentes do Manchester United para falar sobre o assunto.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo