Sem categoria

Líder Botafogo segue invicto; São Paulo já é segundo

Em rodada com encontro de líder com vice-líder, há grandes chances de mudanças nas primeiras posições. Foi exatamente o que ocorreu nesta terça, na abertura da nona rodada do Campeonato Brasileiro. Botafogo, o primeiro colocado, empatou com o Goiás, segundo, em 1 a 1 no Serra Dourada. Os cariocas seguiram na ponta da tabela, mas o resultado abriu espaço para o São Paulo assumir a vice-liderança com vitória por 1 a 0 sobre o Internacional.

Em Goiânia, Botafogo e Goiás fizeram uma partida cheia de alternativas. Logo no sexto minuto de jogo, os alviverdes saíram na frente com um gol de cabeça de Paulo Henrique, aproveitando cobrança de escanteio de Paulo Baier. O cenário era favorável ao time da casa, mas, apenas 14 minutos depois, o próprio Paulo Henrique complicou a situação do Goiás ao ser expulso por falta violenta.

Nem o fato de ter um jogador a mais em campo facilitou o trabalho do Botafogo. O Alvinegro continuou inseguro e não conseguiu pressionar o Goiás até o final do primeiro tempo. Pior, os cariocas também ficaram com 10 jogadores aos 41 minutos, com o cartão vermelho para Alex por falta dura em Welliton.

Com a entrada de Diguinho e André Lima no segundo tempo, o Botafogo finalmente mostrou um futebol que justificasse sua liderança no campeonato. Juninho empatou em cobrança de falta aos 29 minutos e Dodô quase virou o marcador oito minutos depois.

O empate manteve a invencibilidade do Botafogo, que detém a liderança com 21 pontos. O Goiás foi a 16 e perdeu a segunda posição para o São Paulo, que fez 1 a 0 no Internacional no Morumbi e foi a 17.

O duelo dos dois últimos campeões mundiais foi bastante aberto. O São Paulo dominou a partida na maior parte do tempo e perdeu muitas oportunidades de abrir o marcador no primeiro tempo, incluindo uma cobrança de falta de Rogério Ceni que bateu na trave de Clemer.

Depois do intervalo, o São Paulo conseguiu sair na frente com um gol de Rogério Ceni, cobrando pênalti sofrido por Lenílson. A partir daí, o Tricolor reduziu o ritmo e quase permitiu o empate colorado em duas jogadas de Iarley nos minutos finais.

Para assumir a vice-liderança, o São Paulo se beneficiou também do empate do Paraná contra o Fluminense. Os paranistas ficaram no 0 a 0 em Volta Redonda e ficaram com 16 pontos. O Fluminense é nono, com 13.

Outros times que tiveram um início de rodada positivo foram Figueirense, Palmeiras e Grêmio. Os dois primeiros foram para 14 pontos (quinto e sexto colocados respectivamente), enquanto que os gremistas estão um ponto atrás, na oitava posição.

O Alviverde paulista não teve dificuldades para fazer 2 a 0 no lanterna América-RN no Parque Antarctica. O Figueirense quebrou a série de quatro jogos sem derrota do Cruzeiro e venceu os mineiros por 2 a 1 em Florianópolis. O Grêmio continuou sua recuperação desde que voltou a usar o time titular no Brasileirão. O Tricolor gaúcho superou o Juventude por 3 a 1.

Ainda pela nona rodada, Atlético-PR e Náutico ficaram no 1 a 1 na Kyocera Arena. Na tarde desta quarta serão realizadas mais três partidas: Sport x Corinthians, Flamengo x Atlético-MG e Vasco x Santos. Todos os jogos serão às 16h.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo