Irmão de Kolo Touré troca Ucrânia por Grécia

O meio-campista marfinense Yaya Touré acertou a sua saída do Metalurg Donestk, da Ucrânia, para se transferir para o Olympiakos, da Grécia. O jogador vai atuar com o brasileiro Rivaldo. Nem o valor da transação nem a duração do contrato foram revelados.
Yaya Touré é irmão de Kolo Touré, defensor do Arsenal, da Inglaterra. Os dois irmãos foram formados futebolisticamente na Asec Academy, um centro de treinamento de futebol para jovens marfinenses que é mantido pelo Beveren, da Bélgica, em parceria com o Arsenal. O centro fica na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim.
Yaya Touré deixou o Beveren na janela de transferências de janeiro de 2004. À época, o Arsenal estava interessado no jogador, mas o clube ucraniano fez uma oferta maior e o atleta preferiu ir para Donetsk. Lá, desapareceu do cenário internacional e não hesitou com a proposta do Olympiakos.
A contratação de Yaya pelo clube grego foi um pedido explícito do técnico norueguês Trond Sollied, que acabou de ser contratado. Sollied, que venceu o campeonato belga com o Club Bruges, conhecia o futebol de Touré da época em que o meio-campista atuava no Beveren.