Sem categoria

Fifa e Uefa ameaçam punir a Polônia

A Polônia corre o risco de sofrer sérias sanções. A Fifa e a Uefa advertiram a federação local devido à interferência federal na entidade. A equipe está ameaçada de ser excluída das eliminatórias da Eurocopa-08.

Na última sexta-feira, Tomasz Lipiec, ministro dos esportes polonês, destituiu os membros da federação e nomeou Andrsej Rusko como presidente. O futebol no país vive um período conturbado, com suspeitas de escândalos de corrupção e manipulação de resultados.

“Nos próximos dias, a FIFA e a Uefa determinarão qual a atitude tomará em resposta à interferência do governo polonês, que infringe o artigo 17 do nosso estatuto, o qual proíbe a intervenção governamental nas questões relativas ao futebol”, afirmaram a Fifa e a Uefa em um comunicado oficial escrito de forma conjunta e divulgado nesta segunda-feira. Segundo a entidade, ela avisou a federação polonesa das irregularidades, mas foi ignorada.

Tanto a Fifa como a Uefa propuseram novas eleições para a federação polonesa, mas Lipiec preferiu dissolver a direção da entidade. Além disso, acusou os dirigentes de não tomarem uma atitude para investigar os supostos casos de irregularidades. Em outubro, a Fifa já havia feito uma advertência, devido aos rumores sobre uma possível demissão da diretoria do órgão.

Em 2006, a Fifa suspendeu o Quênia pelos mesmos motivos. O Irã também recebeu uma punição semelhante, mas a sanção foi retirada logo em seguida após se comprometer a realizar uma série de obrigações determinadas pela entidade.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo