Ferguson se diz preocupado com faltas em C. Ronaldo

O técnico do Manchester United, Alex Ferguson, disse nesta terça-feira que os adversários exageram nas faltas sobre Cristiano Ronaldo, a ponto de fazer com que os árbitros acreditem que o português simula algumas das infrações.
Falando após o empate por 0 a 0 com o Villarreal, que classificou os dois times para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões, Ferguson defendeu a expulsão do lateral Joan Capdevila pelo árbitro italiano Roberto Rosetti, por uma falta dura em Ronaldo.
“Faltas sistemáticas em cima dele (Ronaldo), é isso que está acontecendo”, declarou o treinador escocês. “É uma tática. O árbitro acaba achando que ele está se jogando o tempo todo”.
“O árbitro foi justo e rigoroso com os dois times. Capdevila talvez não fosse expulso na Inglaterra, há uma interpretação diferente do aspecto físico do jogo nas competições européias”, avaliou Ferguson.
“Vendo a entrada (de Capdevila) de novo, ele foi muito alto. Quando você vai alto assim, se arrisca a ser expulso. Foram três faltas duras em Cristiano, e acho que o árbitro mostrou muito bem os cartões amarelos e então veio o vermelho”, justificou.
Ferguson também falou da polêmica criada por uma tentativa de cavar pênalti do atacante Wayne Rooney. As imagens do lance mostram que o zagueiro Fabricio Fuentes não chega a encostar no jogador do United.
“Não é sua característica. Ele se desculpou comigo e disse que não teve intenção de fazer aquilo”, argumentou o técnico, que aproveitou para alfinetar o francês Robert Pires, ex-Arsenal e hoje no Villarreal. “Acho que ele (Rooney) tem assistido demais a Pires. Pelo menos Wayne se desculpou com os jogadores do Villarreal. Você nunca veria Pires fazendo isso”.
Curiosamente, os quatro encontros entre Manchester United e Villarreal pela Liga dos Campeões terminaram empatados, fato que Ferguson considera incomum: “É incrível que estes quatro jogos não tenham tido um gol. Não sei como, já que somos um time ofensivo e o Villarreal também tem um grande retrospecto”.
“Acho que fomos uma ameaça maior do que eles, tivemos melhores oportunidades no jogo de hoje. Mas estamos felizes com a classificação. Era isso o que queríamos conquistar. Agora, temos vantagem sobre o Villarreal. Jogamos em casa contra o Aalborg, e eles visitam o Celtic, então esperamos vencer o grupo”, concluiu o treinador.
Com os dois empates sem gols, o confronto direto não servirá para definir o primeiro lugar em caso de empate em pontos. O Manchester United tem dois gols a mais de saldo que o Villarreal, e por isso lidera.
O técnico do Villarreal, Manuel Pellegrini, disse não acreditar em uma mudança na classificação do grupo: “Está decidido. O Manchester United vai ser primeiro, não creio que eles vão perder pontos em casa contra o Aalborg, que já garantiu o terceiro lugar. Não acredito que vá mudar nada”.


