Sem categoria

Espanyol surpreende e supera Barcelona após quatro anos

Raras vezes o torcedor espanyolista pode comemorar uma vitória sobre o rival Barcelona. Pois este sábado é um desses dias incomuns. No estádio Olìmpic de Montjuïc, o Espanyol fez 3 a 1 no Barça e voltou a vencer o dérbi da Catalunha após quatro anos. Foi apenas a segunda vitória dos pericos sobre os blaugrana em sua casa atual.

O Barcelona fez uma péssima partida. Xavi, Ronaldinho e Iniesta, peças-chave do meio-campo barcelonistas, estiveram em noite pouco inspirada. Com isso, o time de Rijkaard perdeu força ofensiva e facilitou o trabalho do Espanyol, que ganhou confiança aos poucos e dominou a partida. O primeiro gol da partida surgiu aos 30 minutos do primeiro tempo. Tamudo fez jogada pela esquerda e cruzou para o arremate de Luís García.

Com Saviola no lugar de Gudjohnsen na volta do intervalo, o Barcelona ganhou movimentação no ataque. O acerto da mexida de Rijkaard ficou evidente aos 14 minutos, quando o argentino fez jogada individual e, com um chute da meia lua, acertou o canto direito de Kameni para empatar o jogo.

Apesar da igualdade, o Barcelona continuou desconcentrado. Tanto que permitiu que o Espanyol se recolocasse na frente apenas cinco minutos depois. Sergio Sánchez avançou pela direita e cruzou para Tamudo, sem marcação, tocar de cabeça no canto direito de Valdés.

O gol desestabilizou o Barcelona, que se lançou ao ataque sem organização e convicção. Nos contra-ataques, o Espanyol era muito mais perigoso e poderia chegar à goleada. Pandiani teve três grandes chances, mas arrematou para fora em uma, acertou o travessão em outra e viu grande defesa de Valdés na derradeira. Iván de la Peña também perdeu uma boa oportunidade.

O terceiro gol só saiu nos acréscimos. Luís García avançou livre pela esquerda e, na saída de Valdés, tocou para Rufete, que tocou para o gol aberto.

O Espanyol não vencia o Barcelona desde os 2 a 0 em 22 de dezembro de 2001. Essas duas vitórias são as únicas dos Pericos sobre o rival desde 1997, quando o clube vendeu o estádio de Sarriá e se mudou para Montjuïc.

Esse resultado manteve o Barcelona na segunda posição, com 35 pontos. Os blaugrana não vencem desde os 4 a 0 sobre o América no Mundial de Clubes e, com a derrota (apenas a segunda no Campeonato Espanhol 2006/7) deste sábado, perdeu a liderança por pontos perdidos, já que os barcelonistas tinham um jogo a menos que o líder Sevilla (37 pontos). O Espanyol subiu para a oitava posição, com 25 pontos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo