Espanha divide última rodada em dois horários

Os jogos da última rodada do Campeonato Espanhol, marcada para o próximo domingo, foram divididos em dois horários. A LFP anunciou nesta terça-feira que o primeiro bloco de partidas, às 17:00 locais (12:00 de Brasília), definirá os dois últimos rebaixados para a segunda divisão. As partidas que definem o título e as vagas européias serão às 21:00 locais (16:00 de Brasília).
O lanterna Gimnàstic é o único time já condenado ao descenso. Quatro equipes tentam garantir permanência na elite para a próxima temporada: Betis (37 pontos), Athletic Bilbao (37), Celta (36) e Real Sociedad (34).
Todos enfrentam times sem objetivos na rodada final: o Betis visita o Racing Santander, o Celta recebe o Getafe, a Real Sociedad vai ao campo do Valencia e o Athletic joga em casa contra o Levante. O jogo entre Espanyol e Deportivo La Coruña é o único que envolve dois clubes já sem possibilidades de descenso ou classificação para a Europa.
A disputa pelo título envolve Real Madrid (73 pontos), Barcelona (73) e Sevilla (71). O Real Madrid, por levar vantagem sobre o Barcelona no confronto direto, só precisa vencer o Mallorca no estádio Santiago Bernabéu para conquistar seu primeiro título em quatro anos. O Barça faz a curta viagem para enfrentar o Gimnàstic, e o Sevilla recebe o Villarreal.
O Real Madrid também fica com o título se houver tríplice empate em pontos. Se a igualdade for entre Madrid e Sevilla, o time andaluz se sagra campeão, e o Barcelona leva a melhor se ficar empatado com o Sevilla. Os dois primeiros colocados vão direto para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, enquanto o terceiro se junta ao Valencia na terceira fase preliminar.
Zaragoza (59 pontos), Villarreal (59) e Atlético de Madrid (57) disputam duas vagas para a Copa Uefa – a outra já é do Getafe, adversário do Sevilla na final da Copa do Rei. O Atlético joga contra o Osasuna em Pamplona, e o Zaragoza atua como visitante contra o Recreativo Huelva. Quem levar a pior na disputa tem a opção de jogar a Copa Intertoto no mês que vem.


