Sem categoria

Disputa na Europa entra na reta final

A briga por oito vagas diretas e outras oito na repescagem das Eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2010 esquenta neste sábado, com 21 partidas movimentando os nove grupos. Apenas a Holanda, com sete vitórias em sete jogos no grupo 9, já assegurou sua classificação para a África do Sul. Outra seleção próxima de garantir vaga é a Inglaterra, no grupo 6, mas os comandados de Fabio Capello folgam na rodada – fazem amistoso com a Eslovênia neste sábado.

Seleções como França e Portugal, respectivamente finalista e semifinalista da última Copa, têm confrontos cruciais para suas possibilidades de chegar ao Mundial do próximo ano. Somente os primeiros colocados se classificam diretamente, enquanto os oito melhores segundos dos nove grupos disputam na repescagem as quatro vagas restantes.

Confira um panorama da rodada:

Grupo 1

Ausente em 2006, a Dinamarca lidera com 16 pontos, seguida pela Hungria, que tem 13 e tenta chegar ao primeiro Mundial desde 1986. Correndo atrás vêm Portugal e Suécia, ambos com 9 pontos em seis partidas. Neste sábado, a Dinamarca recebe Portugal, enquanto os húngaros jogam em casa contra os suecos, em partidas que podem deixar mais clara ou mais embolada a disputa pela liderança e pelo segundo lugar.

A novidade na seleção portuguesa é a presença do atacante Liedson, o terceiro brasileiro naturalizado na equipe de Carlos Queiroz, juntando-se ao zagueiro Pepe e ao meia Deco. O fato foi ironizado em declarações dos dinamarqueses, como o atacante Jon-Dahl Tomasson, que afirmou que Portugal teve de “comprar um atacante no Brasil” pela falta de um disponível.

Grupo 2

Suíça e Grécia fazem em Basileia um confronto de líderes, já que ambas as seleções têm 13 pontos em seis jogos. Também se enfrentam as outras duas equipes com chances na chave: Israel, com 9 pontos, e Letônia, com 10. Este é o único grupo que não pode definir a classificação direta nem na rodada da próxima quarta-feira, quando há nova rodada.

Grupo 3

A líder Eslováquia, com 15 pontos em seis jogos, recebe a vizinha República Tcheca, que soma apenas 8 pontos e ocupa a penúltima posição. Uma derrota acaba com as possibilidades de classificação direta para os tchecos. Segunda colocada com 13 pontos em sete partidas, a Irlanda do Norte viaja para enfrentar a Polônia, que vem três pontos atrás, mas com uma partida a menos. O grupo ainda tem a Eslovênia, terceira com 11 pontos em sete jogos.

Grupo 4

A um mês do confronto direto com a Alemanha, que pode ser decisivo para a vaga direta, a Rússia sabe que não pode tropeçar em casa contra Liechtenstein. A equipe de Guus Hiddink tem 15 pontos, quatro atrás dos alemães, mas com uma partida a menos. O atacante Andrei Arshavin, lesionado, fica de fora. Correndo por fora, a Finlândia, com 10 pontos, visita o eliminado Azerbaijão buscando uma vitória para manter suas possibilidades.

Grupo 5

Líder com seis vitórias em seis jogos, a Espanha, apontada como uma das favoritas ao título mundial, pode dar mais um passo para confirmar sua vaga neste sábado, quando recebe a Bélgica no estádio Riazor, em A Coruña. A principal candidata ao segundo lugar é a Bósnia, que tem 12 pontos e visita a lanterna Armênia. A Turquia, que recebe a Estônia, é a terceira colocada com 8 pontos, um a mais que os belgas.

Na seleção espanhola, a novidade deve ser o retorno do volante Marcos Senna, recuperado de lesão. O brasileiro naturalizado perdeu a Copa das Confederações, quando a Furia foi surpreendentemente derrotada pelos Estados Unidos.

Grupo 6

Com a Inglaterra, líder com 21 pontos, virtualmente garantida, as atenções se concentram na disputa pelo segundo lugar. A Croácia tem 14, três a mais que a Ucrânia, que tem uma partida a menos. Neste sábado, a Ucrânia não deve ter problemas em casa contra Andorra, enquanto os croatas – desfalcados do meia Luka Modric, lesionado – recebem Belarus.

Grupo 7

Com 13 pontos, cinco a menos que a líder Sérvia, que tem uma partida a mais e não joga neste sábado, a França se vê obrigada a derrotar a Romênia no Stade de France para se manter em boas condições de brigar pela vaga direta. A Áustria, com 7 pontos, joga sua última cartada contra as Ilhas Faroe. A Lituânia é a terceira colocada, com 9, e folga na rodada, que deixará todas as equipes com três partidas por fazer.

Grupo 8

Buscando limpar sua imagem após a campanha decepcionante na Copa das Confederações, a Itália vai a Tbilisi para enfrentar a Geórgia, podendo ratificar sua condição de líder. A Azzurra de Marcello Lippi tem 14 pontos em seis jogos, enquanto a Irlanda, que vem a seguir, soma 13 pontos e tem uma partida a mais. Os irlandeses, que visitam o Chipre, têm cinco pontos de vantagem sobre a Bulgária, que recebe Montenegro e tem jogo a menos.

Grupo 9

A classificada Holanda não entra em ação neste sábado pela penúltima rodada do grupo, o único com apenas cinco seleções. A disputa pelo segundo lugar está entre Macedônia e Escócia, com 7 pontos, e Noruega, com 6. Os noruegueses visitam a eliminada Islândia, enquanto a Escócia duela com a Macedônia em Glasgow. Os escoceses sabem que uma derrota pode significar a eliminação, caso a Noruega vença em Reykjavík.

Na última rodada, quarta-feira, a Escócia receberá a Holanda, enquanto Noruega e Macedônia fazem um potencial confronto direto pela segunda posição.

Confira os jogos deste sábado:

Grupo 1
Dinamarca x Portugal
Hungria x Suécia

Grupo 2
Moldávia x Luxemburgo
Israel x Letônia
Suíça x Grécia

Grupo 3
Polônia x Irlanda do Norte
Eslováquia x República Tcheca

Grupo 4
Azerbaijão x Finlândia
Rússia x Liechtenstein

Grupo 5
Armênia x Bósnia
Turquia x Estônia
Espanha x Bélgica

Grupo 6
Ucrânia x Andorra
Cróacia x Belarus

Grupo 7
Áustria x Ilhas Faroe
França x Romênia

Grupo 8
Bulgária x Montenegro
Geórgia x Itália
Chipre x Irlanda

Grupo 9
Escócia x Macedônia
Islândia x Noruega

Clique aqui e confira classificação e tabela das Eliminatórias europeias.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo