Sem categoria

“Copa não pode ser jogada no calor do deserto”, diz Platini

O presidente da Uefa, o ex-jogador Michel Platini, engrossou o discurso para mudar a Copa do Mundo de 2022 no Qatar para o inverno ao dizer que “jogar a 55 ºC é insustentável”.

Platini, que é também membro do comitê executivo da Fifa, é a favor que a Copa do Mundo de 2022 serja disputadano mês de janeiro, quando é inverno no país e as temperaturas são mais amenas.

“É imperativo que tenhamos as melhores condições possíveis para os jogadores, os espectadores e aqueles que pretender ir ao Qatar em 2022. Isso [Copa do Mundo no inverno] não é uma ideia estúpida, não é?”, disse Platini ao L'Equipe.

“O melhor modo de promover competições é não jogar a 55ºC de calor”, afirmou ainda o dirigente. “Sou a favor de jogar no inverno e compartilhar o máximo de partidas entre os países do Golfo. Isso seria bom para o desenvolvimento do futebol na região”, completou o ex-jogador.

Platini ainda criticou a solução proposta pelos dirigentes de colocar ar condicionado nos estádios para manter a temperatura mais baixa do que a natural.

“Os estádios terão ar condicionado, mas as ruas e as praias não. Quando está 55ºC, ninguém sai, enquanto que quando está 30ºC, é diferente. Para todos os amantes do futebol, uma Copa do Mundo no inverno em diversos países do Golfo seria ideal”, disse Platini.

“Eu estava na África do Sul [na Copa do Mundo de 2010]] e às cinco da tarde estava frio e realmente escuro. Em junho e julho de 2022 no Qatar, será um calor opressivo”, declarou o francês.

Platini sabe, porém, que a mudança da Copa para o inverno tornaria necessária uma mudança no calendário do futebol internacional, oq eu geraria dificuldades. “É um problema complexo. Nós saberemos se as datas do torneio são longas o bastante para decidir se paramos o futebol [das ligas nacionais] por um mês ou um mês e meio”, disse.

“Sendo em janeiro, em outubro ou em março, nós podemos fazer isso. Onde está o problema?”, finalizou o presidente da Uefa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo