Relvado

A nova Relvado Compacto está pronta: a edição #5 relembra a saga do Nottingham Forest

A história de como Brian Clough revolucionou o modesto clube a partir da segunda divisão

Chegou a hora de conhecer a nova edição da Relvado Compacto. A quinta revista da publicação trata do fenômeno que chacoalhou o futebol inglês nos anos 1970 e 80, com Brian Clough. O Nottingham Forest, sob o comando do treinador e seu auxiliar, Peter Taylor, alçou um voo incrível da segunda divisão local ao bicampeonato da Copa dos Campeões Europeus no período de três anos. 

LEIA MAIS: A Relvado está de volta, conheça a nova fase do projeto

O feito da escalada, até hoje inédito, provavelmente não irá se repetir, pelo fato de que o futebol já não é mais tão acessível para contos de fada com contexto similar. A história do Forest, portanto, só foi possível em um tempo no qual o desequilíbrio financeiro e de forças competitivas não era tão grande na Inglaterra, sem falar na dinâmica de vagas europeias, que agora são concedidas a cada vez mais representantes das principais ligas. 

A revista passa pela chegada de Clough e revive as principais glórias dos Reds, que ascenderam rápido demais e perderam força logo após a segunda taça europeia. A história também é um reflexo do próprio Clough, que jamais recuperou o mesmo brilho e não teve tanta sorte assim ao reformular seu elenco com o passar dos anos, até a sua aposentadoria em 1993.

Leia a Relvado sobre o sonho delirante do Forest clicando aqui.

Para ter acesso a outras revistas da Relvado (são 13 edições anteriores), bem como as versões da Compacto, confira nossa pasta no Drive e boa leitura!

Siga a Relvado no twitter: @revistarelvado 

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo