Relvado

A Relvado está de volta. Conheça a nova fase do projeto

A Relvado ganha um espaço na Trivela para trazer seus conteúdos, com muita história e muito futebol

Caros amigos da Trivela e que nos acompanham na Relvado: estamos de volta. Demorou pouco mais de um ano, mas aqui estamos novamente, e o melhor, com conteúdo gratuito para celebrar este reencontro. Mas vamos explicar como isso vai funcionar, antes de mais nada.

Muita vontade e histórias mais bem cuidadas

Para quem não conhece a revista, vale conferir todo nosso acervo anterior, disponível no Ludopédio. Antes, éramos um projeto de muitas pessoas, que nasceu em formato digital e evoluiu para o impresso, o que realizou um antigo sonho nosso. No entanto, este sonho acabou custando caro e não exatamente atendeu nossas expectativas. Por conta do tempo, dos valores e da logística envolvida no processo, tivemos de encerrar a Relvado. Não tínhamos a ideia de voltar, mas o tempo nos trouxe algumas novas ideias.

A começar pela maneira como lidamos com o tempo. Ter edições bimestrais era um esforço descomunal, uma vez que não era possível equilibrar corretamente os prazos e, claro, nossas obrigações profissionais além da revista. Para que não virasse um fardo, tivemos esse primeiro fim.

Mas muitas coisas maturaram neste ano e pouco após decidirmos por encerrar a revista. O primeiro ponto foi a ótima recepção que tivemos – ironicamente – após anunciarmos o final. Sabíamos que queríamos continuar escrevendo e produzindo algum textinho aqui ou ali, com umas artes originais. E fomos testando de diversas formas. Nesta frente estão duas pessoas: eu, Felipe Portes, e Wladimir Dias. Somos (continuamos) responsáveis pelas propostas, edição e, claro, pela produção do conteúdo escrito e visual. E a principal equação que foi alterada aqui: a dedicação.

Tentamos focar em textos únicos por edição, em arquivos menores, portanto, consistindo em revistas mais curtas e mais fáceis de entregar. Mas acima de tudo, deixamos de tentar abraçar uma porção de temas para falar de momentos específicos. Assim valorizamos mais o objeto que motiva a edição. Não podia deixar de mencionar que agora o tempo não dita mais o ritmo da produção, uma vez que agora o fluxo foi invertido. É o ritmo da produção que dita o tempo que gastamos com pesquisa, escrita, edição e arte. Tem sido mais saudável.

Para garantir que aproveitaríamos o máximo, não determinamos uma periodicidade. Preparamos algumas edições para serem lançadas nos próximos meses, assim também ganhamos fôlego e tempo para produzir as subsequentes, mantendo um fluxo regular, mas não necessariamente calcado em meses, bimestres, trimestres e etc. E, para quem gosta de consumir histórias sobre futebol, a parte boa: de graça.

Você pode conferir a primeira edição da Relvado Compacto (temos algumas cartas na manga mais adiante), sobre o Hamburgo de Ernst Happel. Caprichamos no texto, nos desenhos e na interatividade, com links internos para momentos especiais da saga.

Confira o link para a Compacto #1, nos siga no Twitter e aguarde as próximas novidades. Agradecemos a todos por nos incentivarem nesta empreitada, sobretudo a Trivela, que agora é nosso lar. Este puxadinho nos dá muito orgulho do que fizemos e do que será feito. Pessoalmente, enquanto trivelista desde 2013, fico honrado de ter a confiança da casa para publicar as novas edições da Relvado. Esperamos que gostem do que estamos preparando.

Baixe a Relvado Compacto #1, em formato PDF.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo