Portugal

Sporting vence mais uma, registra novo recorde no Campeonato Português e pode ser campeão na próxima rodada

O Sporting chegou a atravessar momentos de incerteza e parecia possível que sua tranquilidade na liderança do Campeonato Português escapasse. No entanto, os leoninos conseguiram não apenas evitar os riscos, como também mantiveram a invencibilidade. Nesta quarta-feira, o time de Rúben Amorim entrou definitivamente na história da liga: pela primeira vez numa mesma edição do Portuguesão, um time alcança 31 partidas consecutivas sem perder. O feito foi alcançado na vitória por 2 a 0 sobre o Rio Ave, que deixa os sportinguistas a um passo do título. Com a vantagem de nove pontos, os lisboetas podem encerrar seu jejum de 19 anos sem o troféu já na próxima rodada.

Ao longo de abril, o Sporting vinha acumulando muitos empates. Foram três igualdades num intervalo de quatro rodadas – cedendo o resultado contra Moreirense e Famalicão, além de arrancar um dramático 2 a 2 no fim contra o Belenenses. Desde então, os leoninos acordaram. Voltaram a experimentar uma boa sequência a partir da importante vitória sobre o Braga fora de casa. Depois disso, derrotaram o Nacional e agora vencem também o Rio Ave. Tal série se tornou fundamental para conter a ameaça do Porto, bem como para deixar os sportinguistas mais perto do título.

Nesta quarta, o Sporting tomou conta do jogo na visita ao Rio Ave. Chegou a mandar duas bolas na trave até conseguir o primeiro gol, aos 34, num pênalti convertido por Pedro Gonçalves. Já no segundo tempo, coube ao centroavante Paulinho ampliar. Numa sobra de bola fora da área, o atacante arriscou o chute e contou com um desvio para marcar. Foi um resultado relativamente tranquilo, bem diferente de outros triunfos em que os sportinguistas precisaram lutar até o final.

Em 26 edições do Campeonato Português com 18 clubes, nunca um time havia batido a marca de 31 jogos de invencibilidade. Cabe dizer, no entanto, que quatro equipes conseguiram terminar suas campanhas invictas em edições com 16 participantes. Porto (em 2010/11 e 2012/13) e Benfica (em 1972/73 e 1977/78) passaram as 30 rodadas destas temporadas sem perder. Os sportinguistas, de qualquer forma, perseguem um título invicto que seria inédito na história do clube. Nesta campanha, já tinham quebrado seu recorde de invencibilidade estabelecido em 2001/02, a campanha da conquista mais recente.

O Sporting chega aos 79 pontos no Campeonato Português, nove acima do Porto, que ainda entrará em campo nesta rodada. A missão dos portistas, todavia, não será simples: a equipe faz o clássico contra o Benfica no Estádio da Luz. Os benfiquistas, 13 pontos atrás, já não podem mais alcançar os sportinguistas.

Caso o Porto empate contra o Benfica, o Sporting só precisará de uma vitória para confirmar o título na próxima rodada, enquanto uma derrota dos dragões poderá dar a taça aos leoninos com um empate. Além disso, como os portistas entram em campo antes na rodada que vem, dois tropeços também serão suficientes à festa sportinguista. O Porto, todavia, terá um compromisso mais simples na segunda-feira, contra o vice-lanterna Farense. O jogo do título do Sporting pode acontecer na terça, quando os alviverdes recebem o Boavista no José Alvalade. As chances são enormes de uma festa antecipada.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!