Portugal

Sporting forja virada diante do Gil Vicente, conta com tropeço do Benfica e reassume liderança

Viktor Gyökeres coloca jogo no bolso, marca duas vezes e recoloca Sporting na ponta do Campeonato Português

Depois de uma dolorosa derrota de virada para o arquirrival Benfica, o Sporting precisava dar uma resposta na volta do Campeonato Português. E assim o fez. Nesta segunda-feira (4), os Leões bateram o Gil Vicente por 3 a 1 no Estádio José Alvalade e reassumiram a liderança do certame. A equipe do técnico Rúben Amorim começou perdendo, mas colocou a cabeça no lugar, conseguiu o empate no fim do primeiro tempo e deslanchou na etapa complementar.

A 12ª rodada não poderia ter sido melhor para o Sporting, que além de vencer, viu o Benfica empatar sem gols contra o Moreirense. Com a combinação de resultados, os Leões voltaram a liderança, agora dois pontos à frente dos Encarnados (31 x 29). O Gil Vicente, por sua vez, estacionou nos 11 pontos e amarga a 13ª colocação.

Como foi a vitória do Sporting sobre o Gil Vicente

Com dois minutos de jogo, o Sporting mostrou que faria da vida do Gil Vicente no caldeirão do José Alvalade. Viktor Gyökeres dominou na faixa central de campo e enxergou Ricardo Esgaio em disparada no lado direito. O lateral recebeu em progressão, levantou a cabeça e cruzou na direção de Hidemasa Morita. Antes do japonês, a defesa do Gil Vicente conseguiu desvio providencial e evitou o gol.

O Sporting era melhor na partida, mas concedia espaços ao Gil Vicente, que soube se aproveitar disso. Aos 33′, em cobrança de falta, Murilo despejou bola na área dos donos da casa e encontrou Rúben Fernandes. Com desvio certeiro, o zagueiro estufou as redes de Adán. Apesar do susto, os Leões não se abateram e continuaram em cima do time visitante. Com 42′ no relógio, o empate veio. Nuno Miguel Santos aproveitou bola rebatida pela defesa e emendou petardo de primeira. Para sorte do camisa 11, a bola desviou em Pedro Tiba e entrou: 1 a 1.

Decidido a virar o jogo e sair de campo com os três pontos, o Sporting voltou melhor do intervalo. E a pressão da equipe no início da etapa complementar surtiu efeito. Morten Hjulmand cruzou bola na área, Felix Correia, atacante do Gil Vicente, dominou errado e ela caiu nos pés de Gyökeres. Livre e de frente para a meta, o camisa 9 sueco não perdoou e colocou os mandantes em vantagem.

O homem-gol do Sporting estava inspirado e sacramentou a vitória poucos minutos depois do tento da virada. A defesa do Gil Vicente saiu jogando errado, Marcus Edwards retomou a posse, avançou pelo campo de ataque e serviu Pedro Gonçalves no lado esquerdo da área. Com um toque na bola, o camisa 8 deixou Hjulmand na boa, e o sueco só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Estatísticas de Sporting 3 x 1 Gil Vivente – Campeonato Português 2023/24

  • Posse de bola: 61% x 39%
  • Faltas: 15 x 9
  • Chutes: 15 x 5
  • Chutes no gol: 4 x 1

Sporting visita Vitória de Guimarães no sábado

A atual edição do Campeonato Português promete ser disputada cabeça a cabeça até o fim por Sporting, Benfica e Porto. Por isso, todo ponto é importante. Animados após reassumirem a ponta da tabela, os comandados de Rúben Amorim viram a chave e passam a focar as atenções no próximo compromisso. No sábado (9), os Leões visitam o Vitória de Guimarães, quinto colocado da competição, no Estádio D. Afonso Henriques, às 15h (horário de Brasília), pela 13ª rodada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo