‘Deixou quarteto da Premier League interessado e só está atrás de Estêvão e Yamal’
Saiba quem é a nova joia do Sporting que tem atraído olhares dos gigantes europeus no mercado
A janela de transferências do meio de 2025 ainda está longe no calendário, mas os clubes da Premier League já estão de olhos bem aberto na próxima joia que desejam levar para a Inglaterra. O nome da vez é Geovany Quenda, do Sporting.
A imprensa inglesa tem noticiado que há um quarteto da Premier League interessado no ponta de 17 anos que tem brilhado nos gramados da primeira divisão de Portugal.
Joia portuguesa é um ponta versátil
O português se notabilizou ao longo da primeira metade desta temporada sob o comando de Rúben Amorim, ex-treinador do Sporting que chegou ao Manchester United durante esta última Data Fifa.
Canhoto que atua pela direita, Quenda vinha atuando como ala-direito no esquema com três zagueiros de Amorim. Em outras palavras, o jogador, privilegiado fisicamente, tem boa capacidade de recomposição.
No Manchester United, Rúben Amorim pretende utilizar Antony nesta função.
A disputa por Quenda
Conforme repercutido pelo jornal português “O Jogo”, Manchester United, Manchester City, Arsenal e Liverpool são os principais interessados em Quenda. O inglês “CaughtOffside” noticiou também que Chelsea e Newcastle também seguem em monitoramento do jovem que se destacou sobre o comando de Rúben Amorim.
Mas há outros europeus no páreo. Bayer Leverkusen, Leipzig e Juventus também têm acompanhado as atuações de Quenda. Apesar do alto interesse, nenhum deles terá vida fácil para tirar o camisa 57 do Sporting, já que seu contrato, válido até 2027, possui uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 607,7 milhões).
‘Só está atrás de Estevão e Yamal'
Além de destacar o interesse do quarteto inglês por Quenda, o portal “Sport Witness” pontua que, em relação a jogadores sub-18, o português fica atrás apenas de Lamine Yamal, do Barcelona, e Estêvão, do Palmeiras, nos números desta temporada.
Em 1228 minutos jogados ao longo de 18 partidas em 2024/25, ele marcou dois gols e deu uma assistência.
— Ele ‘rivaliza com os melhores' da sua idade, como Yamal e Pau Cubarsí ou Estêvão no Palmeiras, e os maiores clubes do futebol europeu estão de olho nele — diz o “Sport Witness”.
Quenda chegou ao Sporting ainda nas categorias de base, integrando o time sub-15 a partir de 2019 e chegando ao time principal em julho deste ano. Ele foi um dos destaques na vitória marcante sobre o Manchester City pela Champions League no início de novembro, deixando uma assistência e vencendo cinco de sete duelos, segundo a plataforma de estatísticas “Sofascore”.