Portugal se antecipa ao Brasil e convoca atacante sensação do Benfica
CBF entrou em contato com o jogador nas últimas semanas, mas Federação Portuguesa levou a melhor

Brasil e Portugal não se enfrentam desde 2013, mas nesta sexta-feira (14), nos bastidores, a seleção lusitana impôs uma “derrota” à Canarinho. Alvo de disputa das duas seleções, o atacante luso-brasileiro Francisco Souza Silva, do Benfica, foi convocado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O jovem de 17 anos vai defender a seleção portuguesa sub-18 nos jogos contra Tchéquia, França e Inglaterra, válidos pelo Torneio Internacional do Porto, entre 17 e 25 de março.
Quem é Francisco Souza Silva?

Natural de Ílhavo, cidade do distrito de Aveiro (norte de Portugal), Francisco Souza Silva é filho de pai brasileiro, o ex-jogador Cílio Souza, que fez boa parte da carreira no futebol português, e de mãe portuguesa.
O atacante representou a seleção lusitana sub-17 na qualificação para o europeu da categoria, diante de Croácia e Irlanda, em março de 2024. O bom desempenho com a camisa de Portugal e nas categorias de base do Benfica, despertou forte interesse da CBF.
Pelo fato do jovem ter dupla cidadania, a entidade máxima do futebol brasileiro tentou, nas últimas semanas, convencer a joia a optar pelo país do pai. A informação é do jornalista Bruno Andrade, do “Uol”.
A FPF, no entanto, avisou que não mediria esforços para superar a concorrência brasileira. E de fato, não mediu. Francisco, ao menos por enquanto, seguirá defendendo a seleção portuguesa.
Atacante de área, o jovem esbanja excelentes números no Benfica. Marcou 52 gols em 66 jogos pela equipe sub-17 dos Encarnados, e outros 12 nas primeiras 18 partidas pelo sub-19. Recentemente, ele estreou no time B benfiquista, que atua na segunda divisão nacional.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
“Briga” Brasil x Portugal nos bastidores não é novidade

Francisco Souza Silva não é o primeiro jogador a ser disputado por Brasil e Portugal. No ano passado, por exemplo, a CBF levou a melhor sobre a FPF e garantiu o atacante Galeno, ex-Porto e hoje no Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Em entrevista concedida em março de 2024, o atacante, nascido em Barra do Corda (Maranhão), garantiu não se arrepender da escolha de defender a Canarinho.
— Não vou mudar minha opinião, foi meu sonho desde criança representar meu país, meu Brasil, foi o que conversei com o professor, antes de ele me ligar eu já tinha essa opinião de representar o Brasil, não vou mudar, vou dar meu máximo para representar essa camisa — disse.
Anos antes de Galeno, Matheus Nunes também teve que fazer sua escolha. Natural do Rio de Janeiro, o volante ex-Sporting, hoje no Manchester City, optou por defender Portugal.