Um dos jogadores mais badalados dos anos 1990 e início dos 2000, Edgar Davis, tem um novo trabalho. Aos 47 anos, o famoso ex-jogador holandês será o técnico do Olhanense, clube da terceira divisão de Portugal. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal A Bola, e confirmada pelo próprio Davids no Instagram.

LEIA TAMBÉM: Milan superou expulsão e contou com golaço de Rafael Leão para vencer Benevento

Davids jogou os dois últimos anos da sua carreira no Barnet, da Inglaterra, que está na quinta divisão do país. De 2012 a 2014, o holandês foi jogador e técnico do time. Foi sua primeira experiência no banco de reservas. Em 2020, o ex-jogador assumiu o cargo de auxiliar técnico do Telstar, clube da segunda divisão da Holanda. Ficou no cargo até dezembro. Neste dia 4 de janeiro, foi anunciado como treinador do .

O ex-jogador substituirá José Carlos Araújo no comando da equipe portuguesa. Araújo, de 38 anos, era técnico do Olhanense desde julho, mas decidiu deixar o clube no dia 29 de dezembro. O Olhanense ocupava a terceira posição no Grupo H do Campeonato de Portugal, terceira divisão do país. O time fez o seu último jogo em 2020 no dia 20 de dezembro e volta a campo no dia 10 deste mês de janeiro.

“Foi um enorme orgulho estar num grande clube, com uma dimensão interessante. Digo que é um gigante adormecido. Tentámos criar uma estrutura interessante, profissionalizada e organizada mas começámos a sentir na pele o que muitos clubes destes campeonatos sentem. O projeto foi fugindo do que estávamos a tentar construir e julguei que não fazia sentido continuar. Fica alguma mágoa porque tínhamos consciência do trabalho que podíamos fazer até final do campeonato”, afirmou Araújo ao jornal A Bola.

“Ao longo dos últimos tempos houve várias situações que já não estavam a ser condizentes com o projeto inicial que nos apresentaram, ambicioso, para subir, mas, no meu entender, teríamos de ser mais rigorosos para fazer face a várias situações que não estavam a ser acauteladas. Fiz ver isso à direção, considerei que era importante alterar algumas coisas e estávamos a ficar em vias divergentes. Como tal, julgo que estava na hora de terminar a ligação porque já não era a pessoa certa no lugar certo”, justificou o treinador ao sair do clube.

Sucesso em campo, ícone fashion e nos videogames

Como jogador, Davids passou por alguns dos maiores clubes do mundo. Foi formado no Ajax e foi campeão da Champions League naquele lendário time de 1994/95, que posteriormente conquistaria também o Mundial de Clubes. Em 1996, se transferiu para o Milan, mas ficou só uma temporada nos rossoneri.

Em 1997, se transferiu para a Juventus, onde conquistou três títulos italianos e duas Supercopas da Itália. Foi emprestado por meia temporada ao Barcelona em janeiro de 2004, antes de se transferir para a Internazionale em julho daquele ano.

Jogou por uma temporada nos nerazzurri e foi para a Inglaterra, onde atuou pelo Tottenham por duas temporadas, de 2005 a 2007. Voltou ao Ajax em 2007, mas passaria só uma temporada no seu clube de formação. Jogou pelo Crystal Palace por um curto período em 2010 e, em 2012, foi para o Barnet, onde viveu a experiência de jogador-treinador.

Além do jogador, se tornou um ícone fashion com seus óculos adaptados para jogar futebol, o estilo do cabelo e as belas roupas. Davis ainda seria um personagem muito famoso no mundo dos videogames, onde era um dos personagens mais desejados pelos jogadores por sua velocidade, força e bom chute. Nos tempos de Winning Eleven, o jogador era um dos grandes nomes do jogo.