Portugal

Cristiano Ronaldo ignora Pelé e alega ser maior artilheiro da história do futebol

Cristiano Ronaldo diz que ninguém marcou mais gols do que ele, apesar de Pelé ter superado a marca dos 1000 gols

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo segue com fome de gols. Em alta no Al Nassr e na seleção portuguesa, o atacante alega ser o maior artilheiro do futebol, apesar de Pelé ter superado a marca das 1.000 bolas na rede.

Durante premiação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), CR7 disse que “ninguém tem mais gols” do que ele. Em 1252 jogos oficiais na carreira, o craque balançou as redes 908 vezes.

Apesar de se orgulhar da fama de goleador, Cristiano Ronaldo diminui as expectativas sobre chegar aos 1.000 gols. O centroavante argumenta que a pressão colocada por ele mesmo gera expectativas antes de sua aposentadoria:

Vou ser sincero… O culpado disso fui eu. Na vida, no futebol, a nível pessoal, eu encaro agora a minha vida a viver o momento, e acho que isso é o mais importante. Não temos que pensar a longo prazo, já não consigo pensar a longo prazo. Se vier o 1.000, bom, senão, também ninguém marcou mais gols do que eu.

Vale ressaltar que o Rei do Futebol tem 1.282 gols registrados em 1.364 partidas disputadas. Esses números incluem amistosos relevantes na época de Pelé, mesmo que jornalistas e historiadores europeus não considerem essas estatísticas na contagem.

Foto: (Imago) - O legado de Pelé nunca pode ser esquecido
Foto: (Imago) – O legado de Pelé nunca pode ser esquecido

Considerando apenas jogos oficiais por Santos, New York Cosmos e Seleção Brasileira, o Rei tem “apenas” 767 gols. Polêmica à parte, o próprio Pelé reconheceu que CR7 é o dono do recorde de bolas na rede, em 2021.

Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro entre seleções

Cristiano Ronaldo, por sua vez, pode se gabar de outro feito: ninguém tem mais gols pela seleção do que o astro português. E essa afirmação não está aberta para debate, pois o atacante balançou as redes 133 vezes em 216 partidas pelos Lusos.

E esse número pode aumentar ainda mais, pois CR7 foi convocado por Roberto Martínez para a última Data Fifa de novembro. Em jogos válidos pela Nations League, a seleção portuguesa enfrenta a Polônia nesta sexta-feira (15), em casa, e a Croácia, na próxima segunda-feira (18), como visitante.

A tendência é que Cristiano Ronaldo esteja em campo, nem que comece como reserva. E isso não é um problema para o craque português, que diz que a maior alegria de sua trajetória no esporte é defender as cores de seu país.

Apesar das Bolas de Ouro, títulos de Champions League e todos os outros feitos, CR7 valoriza cada momento com Portugal. Aliás, o centroavante critica o jogador que não tem ambição de jogar por sua seleção:

Não consigo ver, depois de jogar em tantos clubes, ganhar tantos troféus, Liga dos Campeões, Bola de Ouro, prêmio da Fifa, acho que não há nada melhor do que representar a seleção. Representar todo o país, toda a cultura, seus filhos, sua mãe, pai, melhores amigos. Por isso é que, muitas vezes, fico decepcionado com alguns jogadores que não querem representar a seleção.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo