Eurocopa 2024

A máquina de recordes Cristiano Ronaldo: Portugal vence e garante classificação na Euro

Atacante português igualou Poborsky como o jogador com mais assistências no torneio europeu

Parece que todo jogo de Portugal tem recorde de Cristiano Ronaldo. E é basicamente isso mesmo. Se no primeiro jogo o atacante marcou seu nome na história da Eurocopa ao se tornar o atleta com mais jogos na competição, desta vez, o atacante português de 39 anos igualou um recorde pouco convencional quando o assunto é ele.

Na vitória desde sábado por 3×0 contra a Turquia, pelo segundo jogo do Grupo F da Eurocopa, CR7 não só quebrou mais um recorde como ainda afastou a fama de fominha, e igualou Poborský, histórico meio campista da Tchéquia na campanha do vice campeonato europeu de 1996, como o jogador com mais assistências na história Eurocopa.

Recordes de Cristiano Ronaldo na Euro
– Jogador com mais jogos: 27
– Artilheiro: 14 gols
– Jogador com mais vitórias: 14
– Jogador a marcar em mais edições diferentes: 5 (pode ampliar para 6)
– Jogador com mais assistências: 8 (empatado com Poborský)

Recordes perseguidos por Cristiano Ronaldo na Euro
– Jogador mais velho a marcar em um jogo da Euro: 39 anos

Vacilo turco marcou duelo contra Portugal

Que o setor ofensivo de Portugal é um dos mais perigosos da Europa todo mundo já sabe. Quando Bruno FernandesVitinhaBernardo SilvaRafael Leão e Cristiano Ronaldo estão em campo, é difícil um jogo terminar sem gols.

E foi de Bernardo Silva o primeiro gol do jogo. Aos 21 minutos, Nuno Mendes chegou pela esquerda e rolou para dentro da área. A bola ia chegando nos pés de Cristiano Ronaldo, mas desviou e chegou para Bruno Fernandes mandar para dentro.

A zaga da Turquia ainda resolveu ajudar um ataque que, definitivamente, não precisa de ajuda. Menos de 10 minutos após o primeiro gol, em um lance que parecia tranquilo, o zagueirão Samet Akaydin resolveu jogar contra o próprio patrimônio e esqueceu de combinar com o goleiro Altay Bayındır, que ficou na bronca.

Portugal avançou pela direita com João Cancelo que tentou achar Cristiano Ronaldo por entre os zagueiros. O passe do lateral luso foi tão ruim que a bola ficou tranquila para o zagueiro e os jogadores de Portugal nem foram apertar a saída. Mas Akaydin tentou recuar para o goleiro, só que Bayındır já corria em direção à bola. Resultado: um bizarro gol contra.

Garçom Cristiano Ronaldo igualou um recorde e perseguiu outro

Com dois a zero no placar, o segundo tempo de Portugal se resumiu em tentar arrumar para CR7 mais um recorde para alcançar. Quando a bola rolou neste sábado, o atacante tinha mais dois em vista: maior assistente e único jogador a marcar em 6 edições da Eurocopa.

Aos 10 minutos, CR7 recebeu um passe que lhe deixou frente a frente com o goleiro. Neste momento, ele tinha uma decisão a tomar: rolar para o lado para Bruno Fernandes e empatar em número de assistências, ou cravar e virar o único a marcar em seis edições do torneio.

Pode até parecer estranho, mas 2024 tem dessas coisas. CR7 rolou para Bruno Fernandes, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e fazer o terceiro do classificado Portugal.

Daí até o fim do jogo, Portugal e Turquia se dividiam entre os portugueses tentando achar um golzinho de Cristiano Ronaldo e os turcos tentando marcar o seu tento de honra. Mas dai não passou.

Classificado, Portugal vai para a última rodada para definir adversário nas oitavas

A vitória por 3×0 garantiu a classificação de Portugal para as oitavas de final da Eurocopa com a liderança assegurada. Já a Turquia, segunda colocada no Grupo F, depende apenas de si para também se classificar.

Na próxima rodada os turcos enfrentam a Tchéquia, que empatou em 1×1 com a Geórgia, neste sábado (22).

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo