Portugal

Como Evanilson se tornou a grande esperança do Porto de fazer (muito) dinheiro e bater recorde

Evanilson é a grande esperança de arrecadação da diretoria dos Dragões na janela de janeiro

A diretoria do Porto está confiante na possibilidade de arrecadar muito dinheiro com a venda de Evanílson na janela de transferências de janeiro. Revelado nas categorias de base do Fluminense e artilheiro dos Dragões nesta temporada, o atacante tem feito a diferença em favor do time português, marcando 14 gols em 21 jogos e sendo peça importante na classificação de sua equipe para as oitavas de final da Champions League. O brasileiro anotou quatro gols em cinco jogos na primeira fase da competição continental.

Tamanho desempenho abriu os olhos de clubes dos grandes centros da Europa e claro, da diretoria do Porto, que espera receber um bom dinheiro pela venda de Evanílson. Conhecido por ser um clube que não é tão ativo em relação à compra de jogadores, quando o assunto é vender, os Dragões sabem como fazer bons negócios. No caso do brasileiro, o valor estipulado para venda não foi definido, atualmente seu valor de mercado, segundo dados do portal Transfermarkt é de 25 milhões de euros.

O recorde do Porto na venda de um atleta foi o do meio-campista Otávio, que joga ao lado de Cristiano Ronaldo do Al-Nassr da Arábia Saudita. Na época, o time árabe despendeu a bagatela de 60 milhões de euros para contratar o brasileiro naturalizado português. A expectativa da diretoria dos Dragões é que o valor arrecadado com Evanílson seja próximo ao da venda de Otávio, tendo em vista o ótimo desempenho do atacante nesta temporada.

Porto é o 5º clube que mais arrecada com venda de jogadores no mundo

Atrás do Benfica, do Ajax, do Lille e do Sporting, o Porto é o 5º clube que mais arrecadou com venda de jogadores no século XXI. Entre os nomes que mais geraram lucro aos cofres dos Dragões estão Vitinha, vendido ao PSG por 41,5 milhões de euros, Luis Díaz, repassado ao Liverpool por 47 milhões de euros, Hulk, comprado pelo Zenit da Rússia por 40 milhões e James Rodríguez, vendido ao Mônaco por 45 milhões. A lista é bem vasta e conta com outros grandes nomes do futebol mundial como Falcão Garcia, Jackson Martínez, Dalot, Alex Sandro, Éder Militão entre outros.

Mesmo desfazendo-se de grandes jogadores ao longo dos anos, o que poderia fazer com que o clube português tivesse conquistado algo a mais no cenário europeu, a capacidade de negociação e de receber valores significativos em cada transação é o suficiente para que o Porto se mantenha no topo em Portugal e consiga manter seu caixa sempre seguro para contratar novas peças com potencial e manter este ciclo de arrecadação massiva dos últimos anos.

Em alta na Europa, Evanílson anota hat-trick na Taça de Portugal

Justificando o interesse de grandes clubes no seu futebol, o atacante brasileiro teve mais um desempenho acima da média e anotou seu segundo hat-trick na temporada, na última vitória do Porto na Taça de Portugal. Os Dragões golearam o Estoril pelo placar de 4 x 0 e avançaram para as quartas de final da competição na última terça-feira (9). O primeiro foi marcado ainda na Champions League, na vitória do time português sobre o Royal Antwerp da Bélgica pelo placar de 4 x 1.

Nas redes sociais, torcedores do Porto, além de outros fãs do jogador espalhados pela Europa, se renderam à categoria e capacidade goleadora do atacante, que esperam vê-lo em uma grande liga em breve. Ao Porto resta aguardar pelas ofertas que certamente virão e quanto o clube irá arrecadar. Contratado por quase nove milhões de euros do Tombense, o custo benefício do atleta tem se mostrado muito positivo e as expectativas da diretoria do Porto estão altas para fazer de Evanílson, uma das maiores vendas da história recente do clube.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo