Sincero, Bernardo Silva opinou sobre a passagem do amigo João Félix pelo Atlético: ‘Foi para o lugar errado’
Bernardo Silva destacou as diferenças do estilo de jogo proposto por Simeone com as características de João Félix
Amigos de longa data e compatriotas, Bernardo Silva e João Félix costumam conversar bastante sobre vida e carreira. Em entrevista ao jornal “A bola”, de Portugal, o jogador do Manchester City deu opinião ‘polêmica' sobre a primeira transferência do companheiro, quando o mesmo deixou o Benfica rumo ao Atlético de Madrid, em julho de 2019.
Para Bernardo Silva, Félix errou ao escolher o Atlético como destino. O motivo? O estilo de jogo do técnico Diego Simeone que, segundo o camisa 20 do City, não favorece as características do meia-atacante português. Durante a entrevista, Bernardo justificou seu posicionamento e traçou um comparativo do início de carreira de ambos
– Os jogadores levam caminhos diferentes e o meu início de carreira foi no Monaco, enquanto que o do Félix foi no Benfica. Até aí é muito parecido. Mas o primeiro salto do Félix, para além de ter sido dado mais novo… Eu vim para o City com 22, 23 anos, já não me lembro, e o Félix foi para o Atlético de Madrid com 20, 21, muito mais novo… Temos de perceber que o Atlético de Madrid e o Manchester City são dois clubes culturalmente muito diferentes, porque… e não estou a dizer que um é melhor do que o outro, não vou por aí, estou só a dizer que para um jogador como o Félix e, mais uma vez isto não é uma crítica ao Atlético, eu vim para um ambiente que se enquadrava exatamente com as minhas qualidades, com um treinador que pensa da mesma forma do que eu, que gosta de ter bola, que gosta de pressionar alto. Portanto, tudo perfeito para mim… E o Félix, por força das circunstâncias, na minha opinião, acabou indo para o lugar errado.
Bernardo Silva foi além e projetou o cenário inverso: o que aconteceria se ele tivesse ido para o Atlético de Madrid. O meio-campista do Manchester City afirmou que não seria o ideal para ele e que provavelmente não daria certo nos Colchoneros.
– Perguntam-me a mim: se tivéssemos feito o caminho inverso teria eu tido sucesso no Atlético de Madrid? Acho que não. Provavelmente teria tentado adaptar-me, teria dado o meu melhor para jogar da forma que o treinador quer. No final de contas, temos de seguir a ideia do treinador. Mas não teria sido o ideal para mim.
A ‘guerra fria' de João Félix e Simeone no Atlético de Madrid
Após temporadas apagadas pelo Atlético de Madrid, João Félix foi emprestado ao Chelsea em janeiro de 2023. Nos Blues, marcou quatro gols em 20 jogos e não encantou o suficiente para o clube londrino o contratá-lo. De volta aos Colchoneros, o meia-atacante português seguiu sem espaço com Diego Simeone. Nos dois amistosos realizados na pré-temporada, o atleta foi deixado fora pelo treinador argentino.
Os problemas entre Félix e Simeone são antigos. Em outubro de 2022, o jornal “A Bola” revelou bastidores que incluem o descontentamento do português com o não reconhecimento do técnico. Em fevereiro, quando já defendia o Chelsea, Félix concedeu entrevista ao jornal “AS”, da Espanha, falando sobre seu desejo de deixar o Atlético e das diferenças com Simeone.
– Eu queria mudar de ares faz tempo porque foi difícil me acostumar à forma de jogar. Saí porque estava com a cabeça inchada de tanto tentar e não conseguir. Tinha que ser neste mercado e acredito que foi bom para o Atlético e também para mim (…) Todos conhecem Simeone, sabem o que ele conquistou. É um treinador muito bom. Tem sua forma de entender e ver o futebol que outros não têm. Isso é bom para uns e mal para outros. Depende de cada um. Mas tem sua virtude e isso o faz um bom treinador.
Quando retornou ao Atlético depois de passagem pelo Chelsea, Félix causou mais polêmica. Dessa vez, no entanto, o português passou dos limites. Ele declarou que ”adoraria jogar pelo Barcelona”, rival dos Colchoneros, e irritou o staff do clube, principalmente Simeone – que externou seu descontentamento.
– O mais importante não é nenhum dos jogadores do elenco, o mais importante aqui é o Atlético. O Atlético é muito mais importante do que nós. E, quando chega ao clube, há valores como o respeito, o compromisso, a humildade… Até o último dia tem quer ter (esses valores), esteja aonde estiver… Ninguém, saliento, absolutamente ninguém está acima do clube -, pontuou Simeone em sua primeira coletiva durante a pré-temporada.
Félix tenta volta por cima no Barcelona
João Félix pediu e, apesar de toda polêmica, foi atendido. No início de setembro, o Barcelona anunciou a contratação do jogador por empréstimo até o fim da temporada. O português marcou seu primeiro gol pelos Culés no dia 16 de setembro, na goleada por 5 a 0 sobre o Real Betis, em jogo válido por LaLiga.
Em dezembro, o Barcelona bateu o Atlético de Madrid por 1 a 0, com gol de Félix. Após a partida, o jogador disse que não provocou o ex-time na comemoração do tento, mas admitiu que a mudança de clube trouxe nova motivação na carreira.
– A celebração foi espontânea, no calor da partida. Foi como um alívio por tudo que vivi, especialmente no último verão. As pessoas próximas sabem como foi.
Félix já disputou 20 jogos pelo Barcelona, com seis gols e três assistências. O português parece contente e satisfeito com seu início pelo clube catalão e deixa isso claro durante as partidas e entrevistas.