Portugal

O Benfica respira aliviado pois achou internamente o substituto para António Silva

Tomás Araújo estreou como titular na Champions, foi seguro e deu alívio ao Benfica na busca por substituto de António Silva, que tem saída dada como certa, se não em janeiro, em julho

O Benfica aliviou respirado nesta semana. Não só por ter, fora de casa, vencido o RB Salzburg, pela Champions League, e ter garantido vaga nos playoffs da Liga Europa. Mas porque uma das maiores preocupações dos Encarnados pareceu diminuída graças a uma ótima atuação em um jogo que valia, sim, mas não era dos principais do time português na temporada.

Trata-se de Tomás Araújo, jovem zagueiro de 21 anos que fez seu primeiro jogo como titular na competição continental e mostrou que as fichas apostadas pelo Benfica nele parecem fazer cada vez mais sentido. Alívio para os Encarnados, que hoje contam com o argentino Nicolás Otamendi e a super promessa portuguesa António Silva como dupla de zaga titular. E, se não em janeiro, pelo menos na janela de transferências do verão europeu, em julho de 2024, é dado como praticamente certo o desmonte dessa formação. E aí Tomás representa o alívio.

António Silva deixará o Benfica: isso é quase certo

António Silva tem apenas 20 anos e, já há pelo menos uma temporada e meia, é tido como um dos melhores prospectos de zagueiros do mundo e o melhor português na posição. Não a toa, por exemplo, é titular da seleção de Portugal e incontestável no Benfica, que tenta por todos os meios segurar o jogador o máximo que for possível.

Mas o Benfica sabe que o assédio em cima de António Silva deverá se intensificar já em janeiro. Manchester City, por exemplo, é sempre citado como um dos clubes que têm muito interesse em contar com o jovem português. Uma oferta recheada de milhões de euros pode até ser rejeitada no começo de 2024, mas os dirigentes do clube português comentam internamente que seria impossível o fazer no meio do ano que vem, ainda mais contando que o zagueiro é nome certo para Portugal na Eurocopa, que será disputada na Alemanha em junho de 2024.

Por isso a boa atuação de Tomás Araújo foi tida como um alívio por parte dos Encarnados. Ele foi companheiro de António Silva na base do Benfica, onde formou uma dupla vencedora — campeã, inclusive, da Youth Champions League, a versão do torneio europeu para jovens. A trajetório dele nos profissionais começou com Jorge Jesus, que em 2021 o colocou como titular em um jogo da Taça da Liga. Depois, foi emprestado.

Na temporada passada, Tomás Araújo atuou emprestado pelo Gil Vicente e foi destaque da equipe, fazendo com que não apenas voltasse ao Benfica, mas ganhasse uma extensão salarial até 2028 com multa na casa dos 100 milhões de euros, o que demonstra a empolgação do clube com o futuro do jogador. Agora, deve ganhar ainda mais chances com a possibilidade dos Encarnados terem de remontar sua defesa.

Otamendi pode estar de saída do Benfica para Vélez

Outra saída que o Benfica pode ter de lidar é a de Otamendi, que pode entrar nos planos do Vélez Sarsfield, clube argentino pelo qual foi revelado. Ricardo Álvarez assumiu nesta semana o cargo de diretor esportivo do time hermano e comentou sobre a possibilidade de ter o zagueiro em seu plantel para a próxima temporada.

— Ele [Otamendi] foi meu companheiro de vida, desde as categorias de base, crescemos juntos e por isso temos ótima relação até hoje. Seria um sonho se ele pudesse voltar ao Vélez, mas temos de ver com ele, nesse momento entram decisões pessoais nas quais não podemos nos meter. Mas gostaríamos [de contar com ele] — afirmou Álvarez em sua entrevista.

Mais um motivo que pode fazer de Tomás Araújo, outra promessa do Benfica, um titular precoce e com muita qualidade.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo