Portugal

Benfica e Sporting chegam ao dérbi 300 em jogo que vale muita coisa

A rica história do dérbi entre Benfica e Sporting ganhará seu 300º capítulo no jogo marcado para este sábado (22), às 16h30 (horário de Brasília), pela 30ª rodada do Campeonato Português. Um confronto que começou a ser disputado em 1º de dezembro de 1907 e que, desde então, por 299 vezes já colocou lado a lado os dois rivais de Lisboa, que têm suas sedes distanciadas por apenas três quilômetros de uma mesma avenida.

O dérbi deste sábado, em Alvalade, pode ser vital para a disputa do título português da temporada 2016/17. Restando cinco rodadas para o término da competição, o Benfica lidera com 71 pontos. O Porto vem em segundo lugar, com 68. O Sporting, fora da briga, é o terceiro, com 63. Assim, uma vitória encarnada seria um passo gigantesco rumo à conquista, enquanto um triunfo leonino atrapalharia a vida do seu maior rival, dando esperanças ao Porto – que no dia seguinte recebe o Feirense.

VEJA TAMBÉM: Federação Portuguesa lança projeto de formação para profissionais ligados ao futebol

Como todo grande clássico, Benfica x Sporting jamais será um jogo qualquer. E este dérbi lisboeta, em especial, tem a característica de ser um chamariz de gols. Afinal, nos 299 confrontos disputados até agora, apenas 15 terminaram empatados por 0 a 0 – o último deles em 2009. Vale lembrar que os números são relativos somente a partidas oficiais.

O jogo deste sábado é o primeiro desde 2012/13 com ampla vantagem de um time sobre o outro na tabela de classificação. Naquela época, quando se enfrentaram pela 26ª rodada, o Benfica estava incríveis 34 pontos à frente do rival. Curiosamente, os encarnados eram comandados pelo técnico Jorge Jesus, que agora dirige o Sporting. Sua troca de clubes, aliás, é um dos episódios recentes que aumentaram ainda mais o tom da rivalidade.

Ávidos por ganhar do rival e, claro, por ficar ainda mais perto do título, os torcedores do Benfica chegaram a pernoitar em frente ao estádio da Luz para tentar comprar ingressos de visitantes para o jogo. Quando a bilheteria foi aberta, na manhã seguinte, a carga disponível na venda física se esgotou em apenas uma hora e meia.

VEJA TAMBÉM: Mau gosto de organizada do Porto faz o ‘impossível’: unir rivais em respostas

O dérbi número 300 foi o assunto da semana no noticiário esportivo de Portugal. Não faltaram histórias de clássicos passados, análises dos times atuais e projeções do que pode acontecer dentro de campo. E, como é quase obrigatório no futebol português, fica também a expectativa para como os dirigentes e os próprios clubes vão se tratar institucionalmente, durante e depois da partida.

Por ter melhor time, o Benfica leva o óbvio favoritismo, mesmo jogando fora de casa – o que não tornaria uma surpresa a vitória alviverde. Independentemente do resultado, porém, esta é uma grande chance para o futebol português mostrar o que pode ter de melhor: o futebol e a festa em campo e nas arquibancadas. Quem sabe um jogo deste tamanho faça Portugal ser mais conhecido pela bola rolando do que pelas inúteis e cansativas polêmicas de bastidores.

Foto de Anderson Santos

Anderson Santos

Membro do Na Bancada, professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol” (Appris, 2019).
Botão Voltar ao topo