Mistão do Chelsea faz o dever de casa e encaminha classificação na Conference League
Enzo Maresca muda (quase) tudo, e Chelsea vence Servette em Stamford Bridge pela ida dos playoffs da Conference League
Nesta quinta-feira (22), o Chelsea venceu o Servette por 2 a 0, em Stamford Bridge, pelo jogo de ida dos playoffs da Conference League. Mesmo com um time quase todo reserva, os Blues fizeram o dever de casa e encaminharam a classificação à fase de liga.
Com mais de 40 jogadores disponíveis entre os profissionais, Enzo Maresca resolveu dar rotatividade ao elenco e promoveu um verdadeiro mistão contra os Grenás — como o Servette é conhecido na Suíça.
Com exceção de Moisés Caicedo e Christopher Nkunku — que foram titulares na derrota do Chelsea para o Manchester City por 1 a 0, em casa, no último domingo (18), pela rodada de abertura da Premier League –, o técnico italiano realizou testes na Conference.
E quem entrou mostrou serviço a Maresca nos Blues, garantindo uma vantagem importante para a volta contra o Servette, que será realizada na próxima quinta-feira (29), o Stade de Genève, em Genebra.
Ainda em início de trabalho, o técnico do Chelsea ainda está implementando sua filosofia de trabalho. Diante dos Grenás, os Blues permitiram muitas finalizações — o que precisa ser corrigido o mais rápido possível, até porque o Servette está longe de ser do mesmo nível.
Por outro lado, o italiano conseguiu montar uma estratégia que criou diversas oportunidades de gol para o Chelsea. Não à toa, os Blues abriram o placar em cobrança de pênalti de Nkunku.
Após Marc Guiu desperdiçar um gol sem goleiro em uma roubada de bola na defesa, os Blues deram o golpe de misericórdia com uma linda enfiada de bola de Enzo Fernández para Noni Madueke, que entrou na grande área e mandou para o fundo da rede.
Maior do que a própria Conference League, o Chelsea ainda precisa se encontrar — dentro e fora de campo — para embalar de vez na gestão de Todd Boehly. Por ora, as primeiras impressões de Maresca são positivas.
Por que Chelsea está jogando a Conference League?
Esta é a primeira vez que o Chelsea disputa a Conference League. O clube se classificou para os play-offs da competição pois o Manchester City, que teria direito a essa vaga por ter vencido a Copa da Liga Inglesa, vai disputar a fase de grupos da Champions League depois da primeira colocação no Campeonato Inglês.
Quando isso acontece, a vaga para a Conference League é destinada automaticamente para o sexto colocado da Premier League – que foi o Chelsea na última temporada.
O Servette, por sua vez, conquistou a vaga na Conference League com a terceira colocação no hexagonal final da primeira divisão Campeonato Suíço.
A final da Conference League desta temporada será disputada no estádio Wroclaw, na cidade polonesa de mesmo nome, em 28 de maio de 2025. O campeão garante vaga para a Europa League da próxima temporada.
Veja abaixo os resultados de todos os jogos de ida dos playoffs da Conference League 2024/25.