Olimpíadas

Conheça Jean-Philippe Mateta, herói da França e vice-artilheiro da Olimpíada

Jogador do Crystal Palace anotou dois gols na semifinal olímpica contra o Egito

A França bateu o Egito de virada por 3 a 1 na tarde desta segunda-feira (5) e conquistou a primeira vaga para a final do torneio olímpico.

Jean-Philippe Mateta, atacante do Crystal Palace da Inglaterra, colocou seu nome na história da competição ao marcar dois gols na semifinal. 

Com 27 anos, o jogador é um dos três atletas acima dos 23 anos escolhidos por Thierry Henry para compor a equipe.

A experiência do centroavante foi determinante para o time francês conseguir a classificação após sair atrás do marcador em Lyon.

O primeiro gol do atacante nesta segunda-feira aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo, já na parte final do jogo. Na prorrogação, o atacante deixou sua marca novamente aos nove minutos, virando o confronto.

Olise, ex-companheiro de Mateta no Crystal Palace, e atualmente no Bayern de Munique, completou o marcador aos três minutos do segundo tempo da prorrogação.

Com os dois gols marcados, Mateta alcançou a marca de quatro gols no torneio de futebol masculino das Olimpíadas, e é o vice-artilheiro da competição ao lado de Fermín López, da Espanha. 

Os dois se enfrentarão na final olímpica e podem fechar a competição como artilheiros. O goleador máximo por enquanto é o marroquino Soufiane Rahimi, com seis gols.

Mateta faz a diferença para a França no momento mais importante

Após ficar sem marcar nos dois primeiros compromissos da França nestas Olimpíadas, Mateta anotou seguidamente nos últimos três jogos dos Le Bleus na competição.

O artilheiro francês marcou pela primeira vez diante da Nova Zelândia, na última rodada da primeira fase. Em seguida, marcou o gol da vitória diante da Argentina nas quartas de final, e fez mais dois contra o Egito na semi.

Não há momento mais importante para um atacante mostrar o seu poder de decisão do que a fase final de um torneio. Mateta vem crescendo de produção juntamente ao restante da equipe treinada por Henry.

Sendo assim, muito se espera do centroavante para a decisão diante da Espanha. Se mantiver o desempenho dos últimos jogos, fatalmente o atacante francês deixará sua marca se tiver a oportunidade.

Bom pelo alto  e decisivo na área, Mateta justifica o bom momento nas Olimpíadas após uma ótima temporada na Inglaterra.

O atacante formou uma ótima dupla ao lado de Olise na última Premier League, auxiliando na boa campanha do Crystal Palace, que fechou a edição passada na décima colocação do campeonato, sem correr maiores riscos na classificação do torneio.

Números de Jean-Philipe Mateta no Crystal Palace na temporada 2023/2024

  • 39 jogos;
  • 19 gols;
  • cinco assistências.
Mateta comemora seu segundo gol contra o Egito na semifinal olímpica.
Mateta comemora seu segundo gol contra o Egito na semifinal olímpica. Foto: Icon Sport

Centroavante é a esperança dourada da França na final olímpica

Revelado nas categorias de base do Châteauroux, Mateta chegou em 2016 ao Lyon por quatro milhões de euros (R$ 24,8 milhões de euros na cotação atual).

Sem muito espaço no time principal, o centroavante acabou contratado por empréstimo pelo Le Havre um ano depois.

Em seu novo time, Mateta pode finalmente mostrar sua qualidade jogando ao nível profissional. Em 38 jogos, o centroavante anotou 20 gols e voltou ao Lyon em 2018.

Apesar da qualidade demonstrada no Le Havre, o atacante acabou contratado pelo Mainz por oito milhões de euros no final da temporada 2017/2018.

Na Alemanha, Mateta manteve a boa média de gols dos últimos ciclos. Em dois anos disputando a Bundesliga o artilheiro marcou 27 gols em 71 jogos, além de contribuir com cinco assistências.

O Crystal Palace demonstrou interesse no centroavante e o contratou por empréstimo em 2022. Sabendo da qualidade do atacante, o clube inglês não demorou muito para investir em sua contratação definitiva.

A equipe do sul de Londres gastou 11 milhões de euros (R$ 68,15 milhões de reais) em seu passe, e há duas temporadas Mateta continua mostrando sua qualidade e capacidade de marcar gols.

Gols de Mateta na Olimpíada se tornaram símbolo de resistência

Nascido em Sevran, na França, Mateta é filho de pai congolês e se tornou um importante personagem nesta Olimpíada, não só pelos gols marcados, mas também por conta da polêmica envolvendo a Argentina.

Enzo Fernández protagonizou um infeliz episódio de xenofobia e racismo ao cantar uma música ironizando a origem dos jogadores franceses. O caso aconteceu logo após o título da Albiceleste na Copa América.

Quis o destino que franceses e argentinos se encontrassem nas quartas de final das Olimpíadas. No final, o filho de um refugiado deu a vitória aos Le Bleus, mandando o time sul-americano mais cedo para casa.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo