Mundo

Venezuela x Uruguai, Inglaterra x Itália: semifinais do Mundial sub-20 prometem

Dois confrontos continentais farão as duas semifinais do Copa do Mundo sub-20, que está sendo disputada na Coreia do Sul. E com dois estreantes. A tetracampeã mundial adulta Itália chega pela primeira vez a esta fase do torneio, assim como uma seleção que nem sequer Copa disputou, a Venezuela. A Inglaterra, que não avançava tanto desde 1993, é outra das garantidas. Por fim, o Uruguai, mais uma vez, chega à semifinal. A última vez tinha sido em 2013.

LEIA TAMBÉM: Cavani revela inspiração: “Eu sempre tento copiar Batistuta”

Os venezuelanos já tinham conseguido uma classificação para o torneio de forma surpreendente, deixando para trás uma potência como o Brasil. Na fase de grupos da competição, mostrou a que veio: três vitórias e primeiro lugar, mesmo em um time com dois países tradicionais, Alemanha e México – que acabaram se classificando também, o México em segundo e a Alemanha como um dos melhores terceiros.

Os jogos eliminatórios foram um drama para a Venezuela. Contra o Japão, o gol salvador só saiu na prorrogação para vencer por 1 a 0. Nas quartas, novo drama. Mesmo dominando os Estados Unidos, os venezuelanos sofreram muito para, na prorrogação mais uma vez, vencerem por 2 a 1. Agora a seleção venezuelana terá pela frente um adversário conhecido, o Uruguai.

Os uruguaios, mais uma vez, conseguem uma ótima campanha. Passaram em um grupo com Itália e o anfitrião Japão. Passou pela Arábia Saudita nas oitavas, mas contra Portugal o sofrimento foi grande. Empate por 2 a 2 no tempo normal e prorrogação. A definição só veio nos pênaltis: 5 a 4 e classificação sofrida.  Agora terá um adversário também sul-americano pela frente.

Duelo europeu na outra semifinal
Federico Dimarco, destaque da Itália
Federico Dimarco, destaque da Itália

Os italianos se classificaram no grupo do Uruguai e tiveram que passar por dois duelos duríssimos nas oitavas e quartas de final. Primeiro, a França, campeã mundial em 2013. Os Azzurrini contaram com gol de Riccardo Orsolini, seu artilheiro na competição, para vencer por 2 a 1.

Nas quartas de final, o duelo foi com a Zâmbia, que se mostrou um adversário bastante complicado. O empate por 1 a 1 permanecia até os 39 minutos do segundo tempo. Foi quando Sakala marcou 2 a 1 para a Zâmbia. Só que Federico Dimarco marcou aos 43 e empatou o jogo. Só a prorrogação decidiu e foi lá que Luca Vido marcou o gol da classificação.

O adversário será a Inglaterra. Os ingleses chegaram ao eliminar na primeira fase Argentina e Guiné, em um grupo que ainda tinha a Coreia do Sul. O duelo nas oitavas de final foi com a Costa Rica e veio a vitória por 2 a 1. Nas quartas, o jogo foi mais duro e o gol de Dominic Solanke, atacante de 19 anos do Chelsea, teve que ser defendido a unhas e dentes contra o México, ainda com um jogador a menos no segundo tempo.

Os duelos das semifinais serão disputados na próxima quinta-feira, dia 8 de junho. O Uruguai enfrenta a Venezuela às 5h, horário de Brasília, no estádio de Daejeon. Já a Itália e a Inglaterra se enfrentam no Jeonju às 8h. Os dois jogos serão transmitidos pelo SporTV.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo