Mundo

Toyota

População: 423.343
Time: Nagoya Grampus
Estádio: Toyota (45.000 lugares)
Jogos no Mundial: Kashiwa Reysol x Auckland City, Espérance x Al-Sadd, Monterrey x Vencedor Kashiwa/Auckland, Santos x Vencedor Monterrey/Kashiwa/Auckland, Disputa do 5º lugar

Koromo – vila na região de Nagoia – começou a se destacar durante a Restauração Meiji, período de modernização do Japão após o feudalismo, devido à produção de seda. No entanto, a região começou a enfrentar problemas na década de 1930, quando o consumo mundial de seda caiu acentuadamente.

Os grandes empresários da região sentiram os efeitos dessa nova fase. Eiji Toyoda, dono da fábrica de teares Toyota, enfrentava uma grande crise em sua emrpesa. Seu sobinho, Kiichiro, redirecionou os negócios da família, trocando o maquinário da tecidos por automóveis, criando a atual Toyota.

A empresa se tornou uma das maiores montadoras do mundo e passou a ser fundamental para a vida econômica de Koromo. Em 1951, a vila ganhou status de cidade e mudou de nome para Toyota.

A participação da empresa na vida da cidade se reflete no futebol. O clube ligado à montadora se tornou um dos mais importantes do Japão no período amador. Com a criação da J-League, o Toyota se transformou no Nagoya Grampus, campeão nacional em 2010 e vice em 2011.

O clube normalmente manda seus jogos no estádio Mizuho Athletic, menor e próximo ao centro de Nagoia. Apenas as partidas mais importantes são realizadas no estádio Toyota, muito mais moderno (projetado para receber a Copa de 2002, mas ficou de fora quando a Fifa decidiu dividir o torneio entre Japão e Coreia do Sul) e com maior capacidade, mas localizado em Toyota, na região metropolitana.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo