A terça-feira reserva uma rodada cheia nas eliminatórias para a Copa de 2014. O número de jogos interessantes é grande e o contexto também é interessante. Várias partidas como Chile Uruguai, Bolívia x Argentina e Gales x Croácia trazem um sentimento de revanche, a busca pela vingança em campo com uma goleada ou um resultado que devolva a moral ao vencedor.

Como principal chamariz, claro, França x Espanha, que brigam pela liderança do seu grupo e devem fazer um duelo interessantíssimo e decisivo no futuro de cada uma das seleções. Temos também o clássico entre México x EUA, em que os americanos são fregueses e tentam dar o troco pelos anos de superioridade mexicana em confrontos diretos.

Os destaques individuais são , principal craque da Croácia, e Aguirregaray, naturalizado uruguaio e nascido em Porto Alegre, filho de Oscar Aguirregaray, ex- de clubes como Nacional, Peñarol, Internacional e Palmeiras. Enfim, por que contar tudo aqui se você pode conferir a lista completa aí embaixo?

O clássico

México x EUA
Terça, 23h30

Lutando pelo domínio na Concacaf, mexicanos e norte-americanos se enfrentam para encostar em Honduras no hexagonal final das eliminatórias para a Copa de 2014. O duelo virou questão de honra, especialmente para os EUA, que são de certa forma fregueses do México. Nos últimos cinco encontros, três vitórias mexicanas, um empate e uma dos americanos, apenas num amistoso em 2012. Se os hondurenhos tropeçarem, o vencedor (caso haja, claro), assume a liderança na chave e fica perto de uma vaga na Copa. Decisivo e envolvendo uma boa rivalidade continental.

O jogão

França x Espanha
Terça, 17h00

Quem diria que menos de um ano depois da Eurocopa, a França estaria na posição mais favorável num duelo diante da Espanha? Pois é, é com este clima e esta segurança que Les Bleus entrarão em campo para receber a Fúria. Após dois empates, os espanhóis estão procurando voltar à liderança. Na tarde deste domingo, Cazorla declarou que a Espanha não pode ser subestimada só pelos últimos resultados e que as falhas nos últimos jogos mexeram com o brio do grupo. De muito longe, com sobras, o jogo do dia nas eliminatórias.

Fique de olho

x Dinamarca
Terça, 16h15

A Itália deve mesmo ficar com a primeira vaga do Grupo B. Sabendo disso, Bulgária e Dinamarca se enfrentam num duelo equilibrado e decisivo no destino de ambas as seleções. Os búlgaros estão em boa fase, surpreendentemente somando 9 pontos e no segundo posto. Logo atrás, só que com 5, os daneses vêm embalados com a surra na República Tcheca, na última sexta-feira. Em caso de vitória da Bulgária, a situação dinamarquesa ficará complicadíssima. Matar ou morrer é o espírito.

Turquia x Hungria
Terça, 15h30

Em panorama parecido com o confronto acima, Turquia e Hungria ainda se estapeiam por um lugarzinho na repescagem. Enquanto a Holanda está liderando com folgas no grupo D, os húngaros estão com 10 pontos ao lado da Romênia. Os turcos enxergam este compromisso como vital para o sucesso dessa campanha e precisam vencer se quiserem sobreviver e lá na frente estar entre os oito melhores segundos colocados. Promessa de partida franca.

Montenegro x Inglaterra
Terça, 17h00

Dois pontos atrás dos montenegrinos pelo grupo H, a Inglaterra viaja até Podgorica para tentar roubar a liderança da chave e estabelecer a normalidade da situação. Pressionados apesar da goleada de 8 a 0 sobre San Marino, os ingleses vão encarar um ambiente hostil em Montenegro, sem falar no elenco competente liderado por Jovetic e Vucinic. Parada duríssima, onde uma vitória dos mandantes não seria tão de outro mundo…

O reencontro

Chile x Uruguai
Terça, 20h30

O Chile está fora da zona de classificação direta para a próxima Copa e na situação atual, nem uma repescagem iria pintar. Jogando em casa, La Roja tentará roubar a posição do Uruguai, que vem de empate diante do Paraguai. Duas seleções com bom padrão de jogo e que devem fazer um bom espetáculo. Na última vez que os adversários estiveram frente a frente, goleada do Uruguai por 4 a 0. A vingança deve ser o prato principal na noite de terça.

Vale uma zapeada

Confira a programação da TV

Bolívia x Argentina
Terça, 17h00

Liderando com 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a Argentina se aproxima cada vez mais de garantir a classificação ao Mundial de 2014. Dona de um futebol eficiente e vistoso, a albiceleste dá grandes passos diante dos seus rivais e chega forte para encontrar a Bolívia, fora de casa. Lembremos que em 2009, os argentinos foram até La Paz e apanharam de 6 a 1, na primeira derrota de Diego Maradona no comando da seleção. E nos dois últimos jogos em que estiveram frente a frente, a Bolívia venceu uma vez e empatou outra, no Monumental de Núñez. Outra motivação para Messi e seus companheiros.

 O cara

Luka Modric

Gales x Croácia
Terça, 16h45

Modric brilhou pela Croácia no clássico diante da Sérvia, tem sido a maior e melhor referência no meio campo axadrezado. Por essas e outras é o cara desta rodada, quando sua equipe visita Gales, de Gareth Bale. Não há muita dúvida de quem sairá vencedor deste encontro, tendo em vista os elencos envolvidos. Mas vá lá, também é uma partida interessante de se acompanhar.

O brasileiro

Matías Aguirregaray

Chile x Uruguai

O lateral direito Matías Aguirregaray é filho de Oscar Aguirregaray, lendário uruguaio que jogou pelas bandas brasileiras por Internacional, Palmeiras e Figueirense. Com 23 anos, Matías é nascido em Porto Alegre, justamente quando seu pai jogava pelo Colorado gaúcho. Não deve ser titular diante do Chile, mas é uma figura interessante no elenco celeste.