Mundo

Qual o clássico mais pegado do mundo? Este levantamento de cartões ajuda a responder

O reddit/r/soccer, definitivamente, é um espaço ocupado por malucos pelo futebol. E uma das provas mais contundentes disso aconteceu nesta semana, em um trabalho fantástico que merece ser divulgado. O usuário DriesMertens, com o perdão do trocadilho, anotou um golaço: compilou os cartões amarelos e os vermelhos distribuídos nas últimas cinco edições de 141 clássicos ao redor do planeta. Assim, criou uma amostragem considerável para dizer qual é a rivalidade “mais maluca” do planeta.

Obviamente, há uma subjetividade aí. Dizer qual a rivalidade mais maluca poderia abordar uma infinidade de critérios – nem todos, porém, mensuráveis. Além disso, você pode discutir a escolha de um clássico aqui e a ausência de outro acolá. Mas não tem como menosprezar o trabalho realizado. Dá uma noção bastante interessante sobre a maneira como os jogos são pegados, por mais que isso acabe sujeito também às orientações das arbitragens.

Segundo a lista, o clássico com a maior média de cartões recentemente é Universidad Católica x Colo Colo, no Chile. O número é muito impressionante: uma média de 15,6 cartões por dérbi. Impressionante. Alguns outros chamam a atenção também, como o dérbi do Adriático, na Croácia, entre Rijeka e Hadjuk Split, com 12,6 cartões amarelos por jogo. Números que dão um indício sobre as altas temperaturas desses jogos.

Para acessar a lista completa, basta acessar este link. Fica aqui o espaço aberto para discussão. E vale dizer: enquanto os gregos estão absolutos no pódio, o Ba-Vi (não sem motivos) aparece entre as maiores médias, empatado com Boca Juniors x River Plate. Tudo bem que há uma questão circunstancial aí, que acaba sendo determinante nos números finais, mas é um parâmetro.

Você pode consultar a lista também abaixo:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!