Mundo

O olhar de fora: brasileiros estão iludidos?

Na segunda edição da seção “O Olhar de Fora”, a Trivela traz duas histórias made in Recife. Sim, estamos fugindo um pouco das notícias das manifestações que pipocam pelo Brasil. Não que elas não sejam importantes, mas é um bom modo de mostrar que a seção também falará de noticiário esportivo e, no final de contas, teremos oportunidades de sobra para falar das manifestações.

 

 

 

MANDOU BEM

Ovación: Ver o Uruguai está caro

O Ovación, caderno de esportes do jornal El País (o maior do Uruguai) fez uma matéria simples e útil para o torcedor que ficou no Uruguai entender o que se passa ao redor de sua seleção. A reportagem falou com uruguaios que viajaram a Recife e mostra como está caro e demorado se locomover pela capital pernambucana e chegar à Arena Pernambuco. Muitos estão surpresos negativamente com os custos de translados, maiores do que eles imaginavam quando resolveram vir ao Brasil. Até agora, uma das raras reportagens que retratam o que os torcedores estrangeiros estão passando (de positivo ou negativo) na Copa das Confederações.

DEU UMA ESCORREGADA

Marca: O torcedor brasileiro está iludido?

A cornetada do dia vai para o colunista Enrique Ortego, do jornal esportivo Marca, da Espanha. Em sua coluna após a vitória do Brasil, ele critica a seleção pelo futebol fraco de ideias e pouco convincente. Até aí, tudo bem. O problema é que ele comenta que os brasileiros adoraram a atuação do time de Felipão, contando que a TV só fala maravilhas do desempenho da Seleção e que a população que estava nas ruas protestando aproveitou para começar a festa. Ele não deve estar inventando, mas claramente reporta sem estar bem embasado sobre os temas. Se ele só viu a TV elogiar a Seleção, é porque deu azar de ver um canal apenas. Sobraram críticas ao Brasil em vários canais. Se ele acha que os protestos da rua viraram festa após uma vitória, deveria ver melhor o noticiário. Mostra a quem acha que tudo na Europa é legal que lá também se cometem equívocos.

Obs.: na seção “O Olhar de Fora”, mostraremos exemplos positivos e negativos de como a mídia estrangeira leva a seu público o que está acontecendo na Copa das Confederações no Brasil. Vamos destacar boas sacadas ou reportagens que mostrem bem o que estamos vendo aqui de perto, e cornetar o que retratar o torneio, o País ou sua cultura de modo superficial, preconceituoso ou equivocado.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo