Mundo

‘É uma vergonha para o futebol que Messi seja indicado ao The Best’

Craque argentino recebe indicação para melhor do mundo da Fifa mesmo atuando nos Estados Unidos

Dentre os 11 indicados ao prêmio The Best 2024, da Fifa, dado ao melhor do mundo na temporada 2023/24, o nome mais controverso foi o de Lionel Messi, que no período defendeu o Inter Miami e foi campeão da Copa América com a seleção argentina.

Não parecia o suficiente para estar entre os principais jogadores do planeta e isso foi reiterado pela imprensa internacional. No famoso programa El Chiringuito, da Espanha, jornalistas criticaram a escolha do argentino entre os finalistas e apontaram que houve um representante da Argentina que foi melhor do que o camisa 10.

Jornalistas apontam indicação de Lautaro ao invés de Messi no The Best

Na mesa de debate do programa, os jornalistas esportivos María Trisac e Edu Aguirre foram os mais incisivos contra a indicação de Messi.

— É uma desgraça do futebol que Messi esteja na lista. Principalmente porque ele não ganhou o campeonato [dos Estados Unidos] com o Inter Miami e havia muitos jogadores na Copa América que se destacaram mais do que ele. Isso é uma piada, e devemos respeitar os torcedores que assistem futebol — disse Trisac.

Já Aguirre, identificado com o Real Madrid e amigo pessoal de Cristiano Ronaldo, foi ainda mais forte nas declarações, ao repetir que é uma “vergonha ao futebol” a indicação do craque argentino, que ainda seria um agradecimento ao título da Copa do Mundo de 2022.

— Temos prestado homenagens a Messi por ter vencido um Mundial, é uma vergonha. É uma vergonha para o futebol. — começou.

Para o repórter, Lautaro Martínez, que brilhou pela Internazionale e foi o autor do gol que deu o título da Copa América para Argentina, deveria ser o indicado.

— Lautaro ganhou a Copa América, foi o melhor da Seleção Argentina e não está lá — completou.

A premiação da Fifa levou em consideração agosto de 2023 até agosto deste ano. No período, o Inter Miami de Messi conquistou a Leagues Cup, competição entre times americanos e mexicanos, e só. Não se classificou aos playoffs da MLS 2023 e caiu nas quartas de final na Champions League Concacaf.

Pela seleção argentina, o camisa 10 levou a Copa América sem muito brilho, marcando um gol e dando uma assistência.

Vale citar que o The Best não levou em consideração o segundo semestre de 2024. Ou seja, não contou o título da Supporters' Shield conquistado pelo Miami, melhor time da temporada regular na MLS 2024.

O prêmio da Fifa em 2023 dado a Messi também já rendeu reclamações à época porque contava apenas os últimos meses do craque no PSG, o que pareceu uma confusão de quem votou, pensando que a premiação levava em conta a Copa de 2022. Messi não compareceu à cerimônia e até hoje não levou o troféu ou fez qualquer menção sobre.

Como é definido o melhor do mundo da Fifa?

Para que Messi estivesse entre os melhores do mundo na temporada 23/24, um conselho técnico da Fifa filtrou e escolheu os 11 finalistas.

Então, nesta lista final, quatro grupos voltam, cada um com peso de 25% no resultado. A votação é feita por jornalistas, capitães de seleções filiadas à Fifa, técnico de seleções e pelo público via internet. Na última quinta-feira (28), foi aberto o pleito online.

Os 11 indicados ao prêmio The Best 2024, dado pela Fifa ao melhor jogador do mundo

  • Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
  • Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
  • Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)
  • Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
  • Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
  • Kylian Mbappe (França, PSG/Real Madrid)
  • Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
  • Lionel Messi (Argentina, Inter Miami)
  • Rodri (Espanha, Manchester City)
  • Toni Kroos (Espanha, Real Madrid)
  • Vinicius Júnior (Brasil, Real Madrid)
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo