Mundo

Itália traz dois grandes jogos neste final de semana, mas Espanha e França não ficam atrás

Com toda a crise pela qual o Campeonato Italiano passa, sua capacidade de produzir grandes partidas ainda não é insignificante. Longe disso. Este final de semana é uma boa prova disso. Pelos campos da península, desfilarão os craques da tetracampeã Juventus em ascenção contra a Fiorentina, segunda colocada. Outro duelo que promete muita emoção e boas jogadas coloca frente a frente Napoli e Roma.

CONFIRA: A programação de TV do fim de semana

Mas o final de semana não traz grandes expectativas apenas na Serie A. A França ainda está tentandoa descobrir se existe algum time capaz de parar o Paris Saint-Germain, ainda invicto após 17 rodadas, e o próximo desafiante é o poderoso Lyon. O Real Madrid, por sua vez, quer construir em cima da goleada por 8 a 0 sobre o Malmö, no final de semana, e precisa de uma boa vitória contra o perigoso Villarreal para afastar a crise de uma vez por todas.

O jogão

Juventus x Fiorentina
Domingo, 17h45 (ESPN Brasil)

A Juventus em ascensão tem pela frente uma adversária muito a sua altura. Além da rivalidade que existe entre os dois clubes, a partida coloca frente a frente a atual tetracampeã italiana e a segunda colocada do Campeonato Italiano. A Fiorentina faz uma excelente campanha, ocupando as primeiras colocações desde o começo do campeonato. A possibilidade de o clube manter o fôlego até o fim ainda é uma grande incógnita. A primeira pista pode vir nesse importante duelo contra a Velha Senhora que, depois de um começo terrível de Serie A, vem galgando posições. Está em quinto lugar, com 27 pontos, a cinco da Viola, e pode diminuir a diferença se vencer o confronto direto e o sexto jogo seguido pelo campeonato nacional.

Fique de olho

Napoli x Roma
Domingo, 15h (Fox Sports 2)

A Roma tentou sair do zero a zero com o Bate Borisov e não conseguiu. O goleiro adversário fez boas defesas. O time italiano acabou passando de fase na Champions League por causa da incompetência do Bayer Leverkusen, que não conseguiu bater um muito modificado Barcelona. E também porque Szczesny fez uma linda defesa na metade do segundo tempo que poderia ter complicado muito a vida dos romanistas, que contam com a boa fase do seu goleiro para enfrentar o perigoso Napoli, terceiro colocado, no San Paolo. Um duelo que pode aliviar a pressão sobre o técnico Rudi Garcia, que não vence há cinco partidas, por todas as competições, incluindo uma goleada por 6 a 1 para o Barcelona. Ou complicar ainda mais a vida dele.

Villarreal x Real Madrid
Domingo, 17h30 (Fox Sports)

Crise? O Real Madrid colocou essa palavra para descansar com uma goleada por 8 a 0 sobre o Malmö, pela Champions League, do melhor jeito possível: quatro gols de Cristiano Ronaldo, para deixar a moral do craque lá em cima, e três de Benzema, envolvido em uma grande confusão com a seleção francesa. A má fase do time de Benítez alcançou cinco vitórias seguidas, mas, mesmo nessa sequência, sofreu aquele apagão contra o Shakhtar Donetsk. Precisa de uma atuação incontestável contra um bom adversário para engrenar de vez na temporada. Quer candidato melhor que o Villarreal, quinto colocado do Campeonato Espanhol?

Paris Saint-Germain x Lyon
Domingo, 18h (SporTV)

Não restam muitos times na França para tentar fazer frente ao PSG. Em 17 rodadas, das 19 do primeiro turno da Ligue 1, o máximo que conseguiram foram três empates. Catorze foram despachados pelo melhor time do país. Mas o Lyon consegue ser engraçadinho e precisa se vingar da derrota na Supercopa da França. O problema é que a fase é horrível: não ganha há quatro rodadas na liga nacional, com direito a três derrotas e um empate.

O cara

Chicharito Hernández
Bayer Leverkusen x Borussia Monchengladbach
Sábado, 15h30 (Fox Sports 2)

Chicharito Hernández, do Bayer Leverkusen (Foto: AP)
Chicharito Hernández, do Bayer Leverkusen (Foto: AP)

Nem o Bayern de Munique somou mais pontos que o Borussia Monchengladbach desde a troca de treinador, dez rodadas atrás. São oito vitórias, dois empates, e mais importante ainda, uma vitória acachapante sobre o gigante da Alemanha na última rodada. O time de André Schubert, que entrou no lugar de Lucien Favre, tem pela frente o Bayer Leverkusen, que conta muito com os gols de Chicharito Hernández. O mexicano, afinal, marcou 12 gols nas últimas 11 partidas que disputou pelo clube alemão, por todas as competições, e neste momento é um dos atacantes mais produtivos da Europa.

Vale uma zapeada

Atlético de Madrid x Athletic Bilbao
Domingo, 15h15 (Fox Play)

Dois clubes de tradição, muita torcida e boas equipes sempre valem uma espiada. O Atlético de Madrid, debaixo do radar, está a apenas dois pontos do Barcelona e pode assumir a liderança do Campeonato Espanhol, se vencer o Athletic Bilbao, sétimo colocado. São sete vitórias seguidas para Diego Simeone e a última derrota aconteceu apenas no longínquo final de setembro.

Barcelona x Deportivo La Coruña
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Outro encontro de clubes nas primeiras posições do Espanhol. O líder Barcelona enfrenta o Deportivo La Coruña, sexto colocado, e diminuiu um pouco a velocidade arrasadora com que estava viajando recentemente. Empatou com o Valencia, no final de semana, e novamente com o Bayer Leverkusen, com um time bastante modificado, pela Champions League. Neymar será desfalque, mas Lionel Messi tem uma boa chance de finalmente engatar a quinta marcha, depois do retorno aos campos, recuperado da lesão que sofreu alguns meses atrás.

O brasileiro

Willian
Leicester x Chelsea
Segunda-feira, 18h (Fox Sports)

Willian, do Chelsea
Willian, do Chelsea

O Chelsea que perdeu do Bournemouth na última rodada da Premier League, e se classificou às oitavas da Champions com um jogo competente e nada brilhante contra o Valencia, não pode nem pensar em não vencer o Leicester, mesmo se tratando – e isso ainda causa espanto – do líder da Premier League. A grande esperança é o meia brasileiro Willian, artilheiro do time na temporada com sete gols, que foi às redes contra os espanhóis no meio de semana e precisa de outra boa atuação para tirar a corda do pescoço dos seus companheiros. O atual campeão inglês ocupa apenas a 14ª posição da tabela, a meros dois pontos da zona de rebaixamento.

O reencontro

Arsenal x Aston Villa
Domingo, 11h30 (ESPN Brasil)

Não tem time pior que o Aston Villa na primeira divisão da Inglaterra. Com alguma distância. O time de Birmingham ocupa a lanterna com seis pontos, longe do 19° colocado, o Sunderland, que tem 12. Tem o pior ataque e a terceira pior defesa. A única coisa que pode igualar um pouco a partida contra o Arsenal, do artilheiro Olivier Giroud, que garantiu a vaga nas oitavas da Champions no meio de semana com três gols contra o Olympiakos, é a sede de vingança: o Villa levou 4 a 0 do Arsenal na final da última Copa da Inglaterra.

Passe longe

Celta x Espanyol
Sábado, 15h15 (Fox Sports)

O Celta faz um grande Campeonato Espanhol, e neste momento, está até na zona de classificação da Champions League, mas não é um time que enche os olhos. Recebe o Espanyol, 12° colocado de La Liga, neste final de semana, e convenhamos, o encontro entre os dois não configura exatamente uma partida imperdível.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo