Mundo

Haaland revela o único conselho de Guardiola antes de Data Fifa com Noruega

Técnico do Manchester City, Guardiola mostra preocupação com estado físico de Haaland antes de jogos decisivos na Premier League e na Champions League

A Noruega não tem nenhuma chance de se classificar para a Eurocopa de 2024. Mesmo assim, a seleção terá dois importantes compromissos nesta data Fifa, contra a República Tcheca, na próxima sexta-feira (22), e também contra a Eslováquia, na terça-feira (26). Principal jogador da seleção nórdica, Erling Haaland vai em busca de ser o maior artilheiro da Noruega, e terá essa oportunidade nos dois jogos, que acontecerão no Estádio Ullevaal, em Oslo.

Por mais que as partidas sejam apenas amistosos, o Manchester City está com o alerta ligado em relação ao atacante, artilheiro da Premier League e nome importante tanto para a corrida do título inglês como também para as quartas de final da Champions League. E em entrevista coletiva nesta quinta-feira (21), o camisa 9 do Manchester City e da Noruega revelou o assunto de uma conversa que teve com Pep Guardiola, antes dele se juntar à delegação da Noruega, para os jogos amistosos.

– Pep só me disse uma coisa: ‘se não estiver saudável quando voltar, eu vou atrás de você' – afirmou o norueguês. Apesar do tom de brincadeira, Guardiola tem um ponto, que inclusive foi comentado por Haaland.

Fim de temporada para quem?

Favorito em praticamente tudo o que disputa, o Manchester City ainda tem um calendário bastante cheio e com jogos cada vez mais importantes. Para isso, precisa de todos os seus atletas em perfeito estado físico e mental. Mesmo diante de torcedores e repórteres de seu país, o centroavante indicou quais são suas prioridades no momento.

– Um jogador pode aguentar mais partidas do que outros. Alguns não conseguem jogar tanto. O problema não é atuar nos jogos, mas entender que a qualidade vai caindo. Não dá para esperar que um jogador corra em 70 jogos a mesma quantidade de quilômetros. Mas há muitos jogos mesmo. O que eu posso fazer é seguindo nesse fluxo. No fim é disso que se trata. É lindo jogar para o seu país. Mas é diferente enfrentar o Arsenal de enfrentar a República Tcheca, não vou mentir. Existe uma grande diferença.

Terceira colocada do Grupo A nas Eliminatórias, a Noruega não conseguiu se classificar para a Eurocopa deste ano. A seleção escandinava ficou atrás da Espanha e também da Escócia, tendo inclusive perdido uma partida em casa para a equipe britânica. Fora da competição continental, que acontecerá na Alemanha, Haaland afirmou que usará o tempo para descansar antes do início da temporada 2024/2025.

— Farei cinco ou seis jogos a menos que outros jogadores. Então vou poder descansar. Acho que nunca tirei férias desde que passei a jogar no Molde (primeiro clube profissional de Haaland). Será bom descansar um pouco. Mas obviamente preferiria jogar a Eurocopa.

Amistosos nem tão tranquilos

Mesmo sem chances de classificação, a Noruega fará os novos amistosos levemente pressionada. Stale Solbakken assumiu a seleção de seu país em 2020, mas não teve bons resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar, e nem para a Eurocopa. O treinador, que chegou a jogar pela Seleção nos Mundiais de 1994 e 1998, tem contrato até 2026, mas caso sua seleção, que possui outros astros como Martin Odegaard e Oscar Bobb decolar, pode ser que a federação local opte por demiti-lo antes das Eliminatórias para a Copa de 2026.

Seria uma esperança renovada para a Noruega, que conta os gols de Haaland para voltar a disputar um Mundial após quase 30 anos. E também uma dor de cabeça a mais para Guardiola, que espera não perder tanto Haaland como outros jogadores do Manchester City em datas Fifa.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo