Mundo

Como a imprensa e as redes sociais viralizaram a mentira de Messi ‘com ciúmes’ de Garnacho e Cristiano

Garnacho e Messi possuem bom relacionamento e já estiveram juntos pela seleção da Argentina

Uma das premissas do jornalismo é checar os fatos, questionar, apurar, buscar informações antes de soltar ou publicar qualquer notícia. Infelizmente, na era das redes sociais, da fluidez das relações e da instantaneidade, os profissionais da comunicação tem se pautado pelas mais variadas mídias sem fazer o devido trabalho de apuração e em muitos casos, cometem equívocos graves, como na divulgação da notícia falsa envolvendo Messi e a joia Alejandro Garnacho, autor de um gol antológico pelo United diante do Everton, na última rodada da Premier League.

Acontece que é falsa a notícia de que Messi teria deixado de seguir Garnacho no Instagram por conta da admiração do jogador de apenas 19 anos do United por Cristiano Ronaldo. Na realidade, os dois nunca sequer chegaram a trocar likes, muito menos se seguir. Os dois estiveram juntos pela seleção da Argentina, como no amistoso vencido pela Albiceleste por 2 x 0 em junho deste ano e dividem um bom relacionamento. Entretanto, o hype gerado pela falsa história, e pelos personagens envolvidos em todos este enredo fez com que portais de grande alcance começassem a replicar esta notícia falsa, gerando um grande constrangimento.

Como a notícia de que Messi teria deixado de seguir Garnacho se espalhou?

Tudo começou no programa apresentado pelo ex-zagueiro e lenda do Manchester United, Rio Ferdinand, o Vibe With Five. O ex-atleta e agora apresentador analisou o golaço marcado por Garnacho, classificando o lance ainda mais bonito do que o gol marcado por Wayne Rooney em 2011,em uma jogada bastante similar. Ao perceber que o jovem ponta comemorou utilizando a mesma pose de Cristiano Ronaldo, Ferdinand teria dito de forma sarcástica que Messi havia deixado de seguir o jovem compatriota por conta da sua admiração pelo português, o que de fato nunca aconteceu.

 “Sabe o que adoro nele? Ele não dá a mínima. Meu rapaz me disse que Messi deixou de segui-lo. Porque ele disse: Sou um fã do Ronaldo” disse Ferdinand em tom de brincadeira em seu programa.

Ferdinand ainda esclareceu posteriormente que estava imaginando este cenário, no qual Garnacho teria dito o que foi falado pelo ex-zagueiro, entretanto, a internet, como sempre, não perdoou e criou a falácia de que Messi teria deixado de seguir o garoto. O apresentador foi ainda mais longe ao dizer que desde então Garnacho não foi mais convocado para a seleção da Argentina, o que se provou mais uma brincadeira do ex-zagueiro, já que a joia do United esteve nas convocações da Albiceleste nos jogos diante do Paraguai e do Peru nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Pois bem, com a repercussão errada da fala de Ferdinand, várias histórias falsas a respeito deste fato começaram a aparecer em portais de nome como o MailOnline, o Sun e o The Mirror, causando uma baita dor de cabeça nos envolvidos nesta história e mostrando o poder das redes sociais em relação à velocidade de propagação das notícias, sejam elas verdadeiras ou não. Fato é que por conta desta divulgação errada

O portal The Athletic inclusive fez críticas fortes à postura adotada pela imprensa em geral, que parece ter tirado a fala de Ferdinand de contexto apenas para gerar curtidas, compartilhamentos e comentários, entre outras formas de engajamento. O portal ainda escreveu que a publicação feita pelos demais sites de notícias sem uma explicação prévia do contexto do fato, deixou em aberto para o público a interpretação do que teria acontecido, o que é ruim tendo em vista que cada um vai pensar o assunto de maneira diversa e sem entender as motivações do fato noticiado.

Confira um trecho da publicação do The Athletic:

Aqueles que relataram o fato, parecem simplesmente tê-la retirado de uma conta do Instagram, sem assistir ao vídeo de Ferdinand. The Secret Scout, que tem 167 mil seguidores, postou a citação incorreta e ganhou 11.370 curtidas em 24 horas.

O Secret Scout, aparentemente respondendo às pessoas apontando o erro, postou um clipe da filmagem de Ferdinand para que os seguidores pudessem tomar suas próprias decisões. Este acompanhamento atraiu apenas 293 curtidas. A postagem original incorreta ainda é pública e todos os artigos contendo a declaração falsa permanecem ativos.

Como a propagação desta matéria pode influenciar na vida de Garnacho?

Diversas publicações são descartadas por boa parte do público, seja ela por ter um conteúdo genérico ou pela saturação de informações que a sociedade em geral recebe diariamente. Entretanto, como o assunto envolve estrelas do mundo do futebol, uma notícia falsa no mundo pode gerar constrangimentos e até mesmo estremecer relações no mundo real. Como a informação de que Messi teria deixado de seguir Garnacho se espalhou pelos mais diversos jornais da Argentina, existe um certo receio por parte de sua família de que essa mentira passe a ser considerada uma verdade.

Messi e Garnacho dividiram o vestiário em mais de uma vez pela seleção da Argentina, inclusive o eleito melhor jogador mundo recebeu muito bem a jovem promessa do United quando foi selecionado para a Albiceleste pela 1ª vez, indo na contramão de quem pensa que os dois não se falam só porque Garnacho é também fã de Cristiano Ronaldo, atleta que também já teve a oportunidade de atuar junto durante a 2ª passagem do português por Old Trafford. Em setembro, após a vitória da Argentina diante do Equador por 1 x 0 pelas Eliminatórias, Garnacho postou uma foto da comemoração pelo resultado, chamando Messi de “O Rei”.

Portanto, as redes sociais mais uma vez mostrou seu poder de manipular algum fato, já que por enquanto, ninguém tem o poder de regular o que o usuário posta ou pensa sobre determinado assunto, apesar de algumas ferramentas de checagem e apuração auxiliarem neste processo contra a divulgação de fake news. Em contrapartida, cabe aos profissionais da comunicação deixar um pouco de lado o anseio por cliques e engajamento para realmente cumprir sua maior função no meio da sociedade, informar a verdade.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo