Mundial de ClubesMundo

Fifa confirma a realização do Mundial de Clubes 2020, com o formato tradicional, em fevereiro de 2021

A Fifa confirmou nesta terça-feira as datas do próximo Mundial de Clubes. A competição estava originalmente marcada para dezembro de 2020, mas foi adiada por conta da pandemia, já que nem todos os torneios continentais terminariam a tempo. Deverá ser a última edição do Mundial no formato antigo, apenas com os vencedores de cada confederação e com o representante do país-sede. As partidas ocorrerão no Catar, remarcadas para o início de fevereiro de 2021, entre os dias 1° e 11 daquele mês.

Apenas duas equipes estão confirmadas no Mundial de 2020. O Bayern de Munique vai como representante da Uefa, ao conquistar a Champions League. Já o Al-Duhail havia se garantido ao faturar o Campeonato Catariano 2019/20, finalizado no último mês de setembro. As demais competições continentais ainda não definiram seus campeões.

O próximo torneio a ser encerrado é a Champions Africana, com a decisão entre Al-Ahly e Zamalek marcada para 27 de novembro, em Alexandria. A Champions Asiática termina em 19 de dezembro. O Persépolis é um dos finalistas, após a realização de um mini-torneio no Catar com os clubes de seu lado dos mata-matas, todos vindos de países da porção ocidental do continente. Já em dezembro, o mesmo modelo será adotado no Catar com os representantes do Extremo Oriente, para definir o adversário dos iranianos na decisão. Já a Concachampions, interrompida em março, será retomada exclusivamente em Orlando, a partir das quartas de final. O vencedor será coroado em 22 de dezembro.

A Libertadores é a única competição que adentrará em 2021, com a decisão prevista para janeiro. A partir da próxima semana, as equipes iniciam a realização das oitavas de final, com jogos de ida e volta – por enquanto, sem previsões de mudanças no formato com a segunda onda da pandemia. Caso um clube brasileiro conquiste a Libertadores, o impacto no calendário brasileiro de 2020 será direto. A Série A se encerra apenas no final de fevereiro, enquanto os jogos da decisão da Copa do Brasil serão concomitantes ao Mundial de Clubes.

A situação mais incerta é a da Champions da Oceania. Em setembro, a confederação local anunciou o cancelamento do torneio devido às restrições de viagens entre os países, para prevenir a transmissão do vírus. A OFC deverá nomear um representante ao Mundial, entre os oito clubes previamente garantidos nas quartas de final de sua Champions.

A Fifa não fez novos anúncios sobre o Mundial de Clubes de 2021, previsto já no novo formato proposto pela entidade, com 24 times. A competição estava inicialmente marcada para ocorrer entre junho e julho de 2021, mas foi adiada na esteira dos acontecimentos da pandemia, com a postergação da Copa América e da Eurocopa. Anteriormente, a Fifa havia sinalizado que a realização da nova competição poderá ocorrer em 2021, 2022 ou 2023. O novo Mundial será sediado na China.

Por fim, a Fifa confirmou o cancelamento dos Mundiais Femininos Sub-20 e Sub-17, que deveriam ser realizados neste ano e antes foram adiados para o início de 2021. A entidade internacional avaliou ser mais seguro evitar a disputa neste momento. Os direitos de sede serão repassados a 2022, quando deveria ocorrer a edição seguinte dos torneios. O Mundial Sub-20 está marcado para a Costa Rica, enquanto o Sub-17 ocorrerá na Índia.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo