Mundo

Esses são os 32 maiores clubes do mundo segundo a FourFourTwo e 3 brasileiros estão na lista

São Paulo, Corinthians e Flamengo foram os brasileiros citados como maiores do mundo; ranking teve 6 clubes ingleses

A discussão de maiores clubes do mundo foi novamente levantada. No fim de janeiro deste ano, a tradicional revista inglesa FourFourTwo fez um ranking em que elegeu os 32 grandes do planeta Terra. A lista conta com três brasileiros, mas convenhamos, ainda ficou um gosto de quero mais quando olhamos para o levantamento.

Segundo a publicação, os principais parâmetros foram história do clube, o número e relevância de títulos, o tamanho e o engajamento de seus torcedores, tamanho de seus estádios, dinheiro para contratar jogadores e até mesmo número de seguidores nas redes sociais.

O primeiro brasileiro que aparece é o São Paulo, que ficou com a 28ª colocação, à frente de Rangers, Celtic, Besiktas e Olympique de Marseille, mas atrás do Valencia, por exemplo. A publicação destaca que o time do Morumbi nunca foi rebaixado no Campeonato Brasileiro e também as conquistas da Libertadores e Mundial de Clubes, principalmente as dos anos 1990.

O Corinthians aparece no 25º lugar, à frente do Fenerbahçe. A FourFourTwo exalta a quantidade de torcedores do clube alvinegro, além do bimundial. Outro ponto levado em consideração foram os ídolos do Corinthians, como Rivellino, Sócrates e até mesmo Carlos Tévez.

Logo depois, na 24ª posição, veio o Flamengo. A revista diz que o rubro-negro é o “clube mais rico e mais valioso do Brasil”, e além de falar dos mais de 40 milhões de torcedores, também cita Zico, Ronaldinho Gaúcho e Romário como “jogadores emblemáticos” da história.

Há controvérsias na lista da FourFourTwo

Entretanto, causa certa dúvida a ordem de posição de certos clubes rankeados pela publicação. Na 16ª colocação está o Tottenham, à frente dos clubes brasileiros e também de Benfica (18º), Porto (23º), além dos argentinos Boca Juniors (20º) e River Plate (21º).

A justificativa principal é o estádio do clube, inaugurado recentemente e que segundo a publicação, “é um dos melhores e está quase sempre cheio”. Mesmo assim, eles frisam que faltam títulos para os Spurs, já que o último relevante foi uma Copa da Inglaterra, conquistada em 1991.

Chama atenção também o Paris Saint-Germain, na 11ª colocação. A revista destaca que apesar do clube ter tido nomes como Mbappé, Messi e Neymar, falta um “estádio maior que o Parc de Princes para o clube se estabilizar como uma grande força na Europa.”

Dentre outros clubes do mesmo país da FourFourTwo, se destacam o Arsenal em 12º, o Chelsea em 9º, o Manchester City em 8º, além de Liverpool, na quinta posição e o Manchester United, que ficou com o terceiro lugar.

O top 2 de maiores clubes do mundo ficou com dois rivais do mesmo país. Na segunda posição, a revista pôs o Barcelona, por acreditar que o clube também é um símbolo de resistência e repressão na época em que a Espanha era comandada por Francisco Franco, e também por conta de La Masía, por onde se desenvolveram jogadores como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi, Busquets e Pep Guardiola.

Na primeira colocação ficou o Real Madrid. Os principais argumentos são pelo fato dos merengues terem mais Champions League e mais La Liga do que quaisquer outros times no mundo. Mas a FourFourTwo também destacou fatores extracampo. O Real frequentemente é listado como o clube mais lucrativo do mundo e além disso, conta com o maior número de seguidores em todo o planeta.

Confira a lista completa da revista FourFourTwo:

32 – Rangers
31 – Celtic
30 – Besiktas
29 – Olympique de Marseille
28- São Paulo
27 – Valencia
26 – Fenerbahçe
25 – Corinthians
24 – Flamengo
23 – Porto
22 – Galatasaray
21 – River Plate
20 – Boca Juniors
19 – Napoli
18 – Benfica
17 – Roma
16 – Tottenham
15 – Atlético de Madrid
14 – Borussia Dortmund
13 – Ajax
12 – Arsenal
11 – Paris Saint-Germain
10 – Inter de Milão
9 – Chelsea
8 – Manchester City
7 – Milan
6 – Juventus
5 – Liverpool
4 – Bayern de Munique
3 – Manchester United
2 – Barcelona
1 – Real Madrid

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo